Reabilitar para arrendar

21 de Fevereiro de 2017
Reabilitar para arrendar 1 473 1000

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Victor Reis, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), assinaram, hoje à tarde, um protocolo de cooperação institucional, no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”. Para Marco Martins, este documento “é mais um instrumento que permite reabilitar áreas urbanas antigas e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso das famílias à habitação”.

O novo programa do IHRU tem por objetivo o financiamento de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos que, após a reabilitação, se destinem, predominantemente, a fim habitacional, devendo as frações habitacionais destinar-se a arrendamento em regime de renda condicionada.

Pelo seu lado, o Município de Gondomar está fortemente empenhado em promover a reabilitação urbana do centro histórico de Gondomar, bem como dos imóveis antigos que estejam degradados, apoiando os proprietários nos processos de licenciamento dos imóveis a reabilitar.

Na apresentação do programa, Victor Dias fez uma breve caraterização da construção, da reabilitação urbana e da habitação em Portugal nas últimas décadas, revelando realidades surpreendentes, umas, e ao mesmo tempo que confirmam saber empírico, outras. Não deixa de ser curioso constatar que, por exemplo, Portugal é o “campeão europeu” das casas vazias…

Mais informação
Caraterização da construção, da reabilitação urbana e da habitação em Portugal - apresentação do arquiteto Victor Dias, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana
Portal da Habitação – https://www.portaldahabitacao.pt/

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C