Os Serviços de Habitação

O Município é detentor de um legado, no que se refere à habitação social Municipal, com uma importância inegável para Gondomar e a sua população.

Cerca de 9500 munícipes, distribuídos por 3356 habitações, estão atualmente alojados em 29 Conjuntos Habitacionais, distribuídos por todas as freguesias que compõem o concelho.

Convictos que o trabalho de acolhimento, integração, acompanhamento das famílias e de auto-organização da população realojada é absolutamente imprescindível para que os realojamentos sejam bem sucedidos, a Divisão da Habitação Social continuará a envidar esforços para alcançar uma inclusão social positiva e harmoniosa da população residente nos Conjuntos Habitacionais.

Através da eficácia e otimização de recursos, pretende-se construir uma dimensão interativa capaz de proporcionar uma melhoria das condições de habitabilidade e de qualificação de espaços como fator de uma integração social plena, fomentando as relações sociais de forma dinâmica e harmoniosa, envolvendo as organizações e os parceiros locais para o desenvolvimento de projetos de intervenção multidimensionais.

Contudo, apesar de o Município estar dotado de um parque habitacional desta dimensão, persistem alguns milhares de processos de pedido de habitação, motivados, em grande escala, pela conjuntura económica atual, cuja classificação para análise de realojamento se encontra atualmente em processamento.

Considerando um universo de famílias e empreendimentos desta dimensão, a Divisão da Habitação Social promove uma consistente gestão do edificado e de promoção do tecido social o que implica, também, critérios rigorosos de equidade, transparência e justiça social no acesso e utilização deste recurso.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C