Urban I

A freguesia de S. Pedro da Cova, localizada a 3 Km do centro do Concelho de Gondomar e no limite exterior da aglomeração urbana do Porto, deparava-se, em 1994, com uma situação de carência física, económica e social, devido, fundamentalmente, ao encerramento das Minas de carvão em 1970.

Detentora de grandes depósitos de antracite, a exploração deste minério foi iniciada nos finais do século XVIII, tornando-se na mais conhecida Região Mineira do Porto.

A Câmara de Gondomar delineou para esta freguesia uma estratégia de desenvolvimento que a transformou em todos os seus aspectos: urbanísticos, económicos, sociais e culturais.

O programa URBAN 1 em S. Pedro da Cova, com um investimento aprovado de 5 048 938€ (1 012 221 contos), comparticipado pelo FEDER e pelo FSE, tinha por objectivo principal reforçar a sua identidade, qualificar, dar coesão e promover a sua integração física, socio-cultural e económica na área envolvente e particularmente no contínuo urbano em que se enquadra, de forma a favorecer o desenvolvimento de novos relacionamentos de sentido mais equilibrado entre o centro e as periferias suburbanas do Território Municipal.

Foram criadas novas centralidades descongestionadoras das existentes, realojadas condignamente muitas famílias (Conjuntos Habitacionais do Bairro Mineiro e de Tardariz) e reabilitados os antigos Bairros de Habitação Social (Conjunto Habitacional da Gandra), no âmbito do Programa Especial de Realojamento. O Programa URBAN permitiu a criação de um Parque de Lazer e Desporto composto por uma Piscina, Um Gimnodesportivo e um Estádio de Futebol que têm tido uma enorme adesão junto da população local.

A necessidade de criar empregos foi outra vertente indispensável ao sucesso da intervenção através da criação de uma mini-zona industrial em Tardariz e da implementação de diversas acções de formação (jardineiros, ajudantes familiares e auxiliares de acção educativa).

Finalmente, a preocupação pela criação ou remodelação de equipamentos educativos inovadores para a população em idade escolar levou à beneficiação de escolas primárias e à criação de um Centro Lúdico onde se encontram diariamente cerca de 50 crianças que têm uma nova possibilidade de ocuparem os seus tempos livres em actividades lúdicas, culturais e recreativas e onde aprendem frequentemente a viver com e para os outros de forma mais harmoniosa.

O trabalho desenvolvido nesta freguesia no âmbito do Programa URBAN e de outros Programas comunitários e nacionais, permitiu lançar as primeiras sementes, que devem agora ser estimuladas através da implementação de mais parcerias locais e exteriores à freguesia que permitam a concretização de alguns projectos importantes (como seja a dinamização do museu Mineiro ou ainda o Parque de lazer e desporto do Rio Ferreira), e consciencializar a população de que é ela o principal agente da salvaguarda e promoção do seu património histórico, social, urbano e paisagístico.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C