Como ser Voluntário em Gondomar

“Voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
Os/As voluntários/as são, ainda que muitas vezes não tenham a plena consciência deste facto, ativistas de causas sociais, culturais e ambientais, entre outras, e disponibilizam à sociedade horas e horas de trabalho voluntário, livremente doado e conscientemente comprometido com as necessidades, expectativas e anseios dos seus semelhantes”.

(Elza Chambel, Presidente do CNPV)

 

Quem pretender ser voluntário/a no Município de Gondomar deve:

  • Ser maior de 14 anos;
  • Ser residente ou exercer uma atividade profissional ou educativa no Município;
  • Comprometer-se a respeitar os princípios deontológicos inerentes à atividade a desenvolver;
  • Enquadrar-se no perfil geral do/a candidato/a e nas características específicas face às tarefas a executar;
  • Ter tempo disponível para o voluntariado.

Serão salvaguardadas e respeitadas características como: igualdade de género, diferenças étnicas e pessoas com deficiência, desde que as pessoas possuam aptidões físicas, psíquicas e intelectuais para desenvolver a atividade escolhida.

Após o preenchimento da Ficha de Inscrição esta deve ser remetida ao Banco Local de Voluntariado de Gondomar, sito na Rua 5 de Outubro, 218 - 1.º | 4420-086 Gondomar, ou entregá-la pessoalmente.

Para a integração num programa de Voluntariado, é obrigatória a frequência de uma Ação de Formação sobre Voluntariado, de caráter gratuito, promovida pelo BLV de Gondomar.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C