Gondomar - Espanha

Situação Geográfica:
Concelho espanhol da Província de Pontevedra, com uma superfície de 74,84 km2. Gondomar, pela sua situação geográfica pode-se considerar uma vila estratégica, já que fica, a Norte a 15 quilómetros de Vigo, a 16 de Portugal e a 4 de Praia América e Baiona.

População:
11 463 habitantes

Este Município está distribuído em dez paróquias: Borreiros (San Martiño), Couso (San Cristovo), Chaín (Santa Maria), Donas (Santa Baia), Gondomar (San Bieito), Mañufe (San Vicente), Morgadáns (Santiago), Peitieiros (San Miguel), Vilaza (Santa Maria) e Vincios (Santa Mariña).

O fator organizador deste Município é o vale do Rio Miñor. Gondomar forma um anfiteatro aberto à ria de Baiona e é rodeado pelo Pico Castelo, a Serra do Galiñeiro e o Monte Couxo.

Os solos do fundo do vale são muito férteis, o que favorece os cultivos, embora mais de metade da superfície sirva para explorações florestais, na sua maioria pinheiros, conservando-se ainda pequenas áreas de flora autóctone como carvalhos e castanheiros.
A proximidade à costa origina um clima de temperaturas suaves, com máximas em julho e mínimas em janeiro.

Informação Turística:
O visitante tem a possibilidade de olhar o grande Paço de Conde de Gondomar. Outros Paços são o de Pampillón e Vilares, em Vilaza. Também sobressai a Igreja de Santa Eulália de Donas e os três arcos pertencentes à ponte que atravessa o Rio Miñor.

Festividades:
Gondomar celebra de 11 a 14 de julho a festa do São Bieito, no mês de agosto entre os dias 29 e 30 a festa em honra de São Roque. Por outro lado, nos dias 11, 20 e 29 de cada mês há mercado em Gondomar, sendo porém mais importante o que se realiza a 21 de março.

Lazer:
No Município de Gondomar pode-se praticar a caça do coelho e do javali, assim como pescar trutas e enguias nos Rios Zamáns e Miñor. Da área do Penedo em Donas também se pode contemplar uma bonita panorâmica de Baiona.

Para chegar:
Para chegar a estas terras pode-se seguir a estrada C-550 que atravessa Nigrán e, uma vez neste Município, apanhar o desvio por uma estrada secundária que leva direito a Gondomar.

Data da Assinatura do Acordo de Geminação:
26 de abril de 1981

Motivo da Geminação:
Razões históricas, que apontam para o mesmo fundador das duas povoações. Segundo o Padre Sarmiento e outros autores, Gundemaro foi quem deu o nome a este Município.

Estado da Geminação:
Não Ativa

 

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C