Formação e Emprego

A Educação e a Formação constitui-se como elo central da cadeia de valor para o desenvolvimento das populações, fator fundamental de igualdade de oportunidades, equidade e inclusão social, e promotora de participação e cidadania, e como tal um eixo de ação e desenvolvimento central e prioritário nas opções do Município.

O desenvolvimento local deve ser procurado dentro da própria comunidade num movimento endógeno, sustentado em sinergia e participação que visa garantir o desenvolvimento sustentável do território composto pela qualidade de vida das pessoas, do empreendedorismo e inovação à solidariedade, pela qualidade de vida coletiva e ambiental e pela capacidade educadora.

A área estratégica de Formação e emprego tem como visão o alcance de uma empregabilidade total.

Sendo uma utopia, será necessário que se vão dando pequenos passos de aproximação da formação ao tecido local empresarial, por um lado, e ao desenvolvimento do potencial humano do Concelho, por outro.

Num período, como este, de grandes dificuldades o passo inicial será a de conhecer em profundidade como estamos e o que temos.

A formação não só de Jovens, fomentando percursos alternativos adequados aos seus interesses e às necessidades do tecido empresarial será uma linha orientadora a desenvolver na área de intervenção do município na formação e, condição necessária, essencial como fator critico de sucesso para o aumento da empregabilidade a par com a abertura às empresas e ao empreendedorismo.

Numa primeira fase será necessário capacitar com recursos humanos aproveitando também os recursos existentes e a sua formação proporcionando a oportunidade.

Elaborar um plano concelhio de formação que facilite o acesso a informação das ofertas disponíveis na sua vertente de capacitação e de empregabilidade e as adeque ao perfil social do Município. A articulação com organizações e entidades e o estabelecimento de ação em rede recorrendo a sinergias são fator chave de desenvolvimento da missão a que nos propomos.

Serão mantidas reuniões e contactos regulares com entidades educativas e formadoras com o objetivo de garantir uma oferta continuada e diversificada ao nível do ensino profissionalizante e de ações de educação e formação com vista a uma maior capacitação para a empregabilidade.

Será objetivo a curto prazo na área de formação e emprego a constituição de um Gabinete de formação e emprego e de um Plano Municipal da formação. Planear e promover ações em parceira com todos quantos desenvolvem trabalho neste âmbito. Promover e apoiar debates e colóquios no âmbito da formação e emprego

O estabelecimento de redes e sinergias, no seu sentido literal de efeito ativo e retroativo do trabalho ou do esforço coordenado de vários subsistemas na realização de tarefas complexas, é a orientação chave para o desenvolvimento desta função que nos foi atribuída.

A Vereadora,

Aurora Vieira

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C