Espaços Verdes

Em Gondomar os espaços verdes com utilidade de espaço público são maioritariamente áreas de lazer em zonas fluviais existentes na parte mais rural do Concelho, como:

 

  • O Parque de Merendas em Covelo (junto à ponte sobre o Rio Ferreira, no início da Rua Porto de Bois), com uma área de 2.700 m2 remodelada em 2007, onde pode desfrutar de um parque infantil, de uma zona para churrascos, e de uma ampla área verde de lazer e repouso marginada pelo rio e com um estrato arbóreo que faculta uma enorme zona de sombra muito convidativa para os dias mais quentes.
  • O Parque de Merendas em Travassos, na freguesia da Foz do Sousa, situado junto à foz do Rio Ferreira, que se apresenta também como uma zona ribeirinha de lazer e repouso, com uma área de 3.750m2, com mesas para piqueniques.
  • A Praia de Marecos, em Jovim, que se estende por 500 metros de marginal do rio Douro, é uma área de repouso e lazer com zonas de sombra e outras soalheiras.
  • A Praia de Moreira, em Melres, é outra das marginais do Rio Douro, que se estende por 200 metros e que apresenta zonas de lazer e descanso, assim como áreas destinadas a churrascos.
  • A Praia da Lomba, na freguesia com o mesmo nome, de uma enorme beleza paisagística, com zonas de repouso e lazer e áreas destinadas a churrascos.
  • A Quinta da Bandeirinha, também em Melres, junto ao edifício da Junta de Freguesia, concluída em 2006, engloba um Passeio em direção ao Rio Douro, com uma ampla zona de relvado e um laranjal, com campo de jogos e parque infantil.

 

No entanto, na zona mais urbana do Concelho, temos:

O Parque Urbano da Quinta das Freiras em Rio Tinto, com um circuito de manutenção, campos de jogos e de ténis, e parque infantil, numa área aproximada a 4,5 ha.

O Monte Crasto, na freguesia sede de Concelho (Gondomar - S. Cosme), com um conjunto arbóreo muito importante para a envolvente urbana, e um miradouro único sobre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C