Circuito na cidade

Se preferir um percurso organizado pode aceitar as nossas sugestões e assim irá desvelar a cidade de Gondomar num circuito programado especialmente para si.

Inicie a sua visita pela Praça Manuel Guedes, no centro da cidade, onde encontrará a Câmara Municipal, um edifício do início do século, mais precisamente de 1901, cuja fachada terá sido construída a partir do aproveitamento da pedra resultante da demolição da antiga Câmara.

Adjacente a este edifício, um agradável jardim, no centro do qual surge um moderno conjunto escultórico cuja simbologia pretende render homenagem ao poder local democrático.

Do lado oposto, um romântico fontanário em granito que data de 1921.

Na continuidade do percurso siga pela Rua 5 de Outubro e depois pela 25 de Abril e chegará ao Largo de Santo António. Neste local encontrará a Capela de Santo António onde, no dia 13 de Junho, se celebra a “Bênção do Pão”, cerimónia na qual o pão é benzido e oferecido aos pobres.

É também neste largo que se centram as comemorações da Festa de Nossa Senhora do Rosário, São Cosme e São Damião, cujas origens remontam ao século XVI e que atingem o seu ponto alto com a grandiosa Procissão embelezada pelas tradicionais colchas brancas à janela, realizada na segunda feira seguinte ao primeiro domingo de outubro, Feriado Municipal em Gondomar.

Sugerimos ainda uma visita à Praça da República de onde destacamos o painel de azulejos da autoria do Mestre Júlio Resende.

Siga agora pela rua da Igreja, até ao Largo João Paulo II, onde se situa a Igreja Matriz (1727) o primeiro templo da Península Ibérica a prestar culto aos santos mártires São Cosme e São Damião. De realçar a primorosa talha dos seus altares e o pormenor dos tetos.

Dirija-se à sacristia, onde terá acesso a um pequeno, mas interessante espólio de Arte Sacra do qual destacamos a imagem de Nossa Senhora do Rosário, uma preciosa escultura em pedra policromada do séc. XVI e o Painel de São Cristóvão, um belíssimo painel em azulejos do séc. XVII.

Se visitar Gondomar a uma Quinta-feira, notará um movimento invulgar na cidade – é dia de feira. Para lá chegar terá apenas que percorrer mais uns metros.

Retomando o nosso percurso pela Avenida 25 de Abril, sugerimos uma visita ao Auditório Municipal onde poderá apreciar as mais variadas formas de arte na Sala Júlio Resende, um dos mais conceituados nomes da pintura portuguesa, residente em Gondomar.

Mesmo ao lado não perca a oportunidade de conhecer a Biblioteca Municipal de Gondomar, obra que data do ano de 2005, projetada pelo arquiteto Luís Miranda.

Ao fundo da Avenida encontrará a Praça Luís de Camões, onde o busto do poeta divide atenções com uma invulgar escultura em ferro – o Pórtico de Monte Crasto – da autoria do escultor Zulmiro de Carvalho, outro nome sonante da arte contemporânea, igualmente ligado a este Concelho.

A visita ficará mais enriquecida se visitar o Multiusos Gondomar “Coração de Ouro”, grandioso equipamento de grande valor arquitetónico e de referência para Gondomar, da autoria do conceituado e mundialmente consagrado Arquiteto Siza Vieira.

Gondomar é mundialmente conhecida pela sua indústria de ourivesaria e este foi, certamente, um dos motivos que o trouxe à nossa cidade.

Por esse motivo, propomos-lhe uma visita ao CINDOR – Centro da Indústria da Ourivesaria e Relojoaria, na Rua Padre Augusto Maia. Aí terá oportunidade de assistir ao nascimento das famosas obras de arte que levam o nome de Gondomar além fronteiras.

Não foi por acaso que deixamos o Monte Crasto para último ponto de visita no nosso roteiro. Este é, sem dúvida, o local ideal para recuperar forças antes de partir.

Aqui, onde a mãe natureza conseguiu ser tão generosa, poderá não só respirar verdadeiro ar refrescante como também apreciar a inegável beleza deste monte, traduzida em recantos indescritíveis que o desafiamos a contemplar.

Percorridos os 194 metros que o conduzem até ao topo, sugerimos-lhe uma visita à capela. Não deixe de olhar ao redor, já que se encontra no miradouro por excelência de Gondomar.

A visita aproxima-se do fim. Desça o monte pela encosta norte até à praça Manuel Guedes. Aqui começou e termina o circuito turístico na Cidade de Gondomar.

Esperamos que tenha apreciado.

Gondomar convida a Voltar

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C