Circuito na marginal

Ao entrar no Município de Gondomar vindo da cidade do Porto pela EN 108 (estrada da marginal), encontra o lugar de Ribeira de Abade, na Cidade de Valbom, que já foi considerado um dos principais centros piscatórios no Norte do País. Aqui não lhe passarão despercebidos os típicos valboeiros, coloridas embarcações para a pesca da Lampreia.

No lugar de Gramido, avançando alguns quilómetros, sugerimos uma visita à Fundação Júlio Resende. Alguns metros adiante, destacamos a Casa Branca de Gramido, também conhecida por Casa da Convenção, por aí ter sido assinada a "Convenção de Gramido", em 1847, tratado que pôs termo à Revolução de Maria da Fonte. Este espaço foi restaurado pela intervenção do Programa Polis.

De volta à EN 108, poderá admirar a famosa paisagem que de uma e outra margem emoldura e abraça o rio Douro, até à freguesia de Jovim.
Aqui, encontrará a Quinta de Atães, com capela privada e com as suas palmeiras seculares.

Retomando a EN 108, e seguindo mais três quilómetros para Este chega-se à Foz do Sousa, com a sua moderna ponte de betão, projeto da autoria do Eng. Edgar Cardoso. Esta ponte possui os mesmos traços arquitetónicos da Ponte da Arrábida, servindo de ensaio para a mesma.

Por fim, depara-se com a Barragem.

Voltando à navegação pelo Douro, vamos subindo o rio até ao lugar da Lixa, em Covelo, onde poderá contemplar a Marina e a envolvente paisagística da Serra das Flores. Neste ambiente natural são variadas as atividades desportivas e de lazer, apreciadas pela população e procuradas pelos visitantes, das quais destacamos, entre outras, a pesca desportiva, o remo, a canoagem, o windsurf, a vela e o ski aquático.

Se for adepto do contacto com a natureza, sugerimos ainda uma visita ao Parque de Campismo da Campidouro, em Medas.

Melres (vila até 1834) é a próxima etapa do nosso percurso. Ai se destaca o Largo do pelourinho e o Palacete da Bandeirinha, solar dos PortoCarrero, notável pela opulenta ornamentação de talha primorosa que forma os tetos da sala nobre, datada de 1697.

Fronteira a Melres, na margem esquerda do Rio Douro, ergue-se a Lomba, única freguesia de Gondomar situada além Douro – que do alto do Camouco, a 145 metros de altitude, oferece um miradouro sobre o rio.

Esperamos que venha desfrutar das magníficas paisagens do rio Douro e conhecer o melhor da natureza em Gondomar.

 

Nós, convidamos sempre a voltar.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C