Programas educativos

Festa de Abertura do Ano Letivo

Breve descrição: promoção do que melhor se faz nas escolas e com os alunos do Município, acolhendo alunos, professores, funcionários, autarcas, pais, encarregados de educação e a população em geral, com a entrega dos Prémios de Excelência Municipal e Certificados de Formação Modular.
Público-alvo: toda a comunidade.
Duração: outubro.
Festa de Abertura do Ano Letivo

Escola em Férias + Criativa

Breve descrição: organização e dinamização de atividades pedagógicas, de animação sócio-educativa e de componente de apoio à família e de ocupação dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a decorrer nas interrupções letivas do Natal, Páscoa e Verão, nos estabelecimentos de ensino de acordo com o número de participantes e disponibilidade dos mesmos.
Público-alvo: alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Duração: interrupções letivas do Natal, da Páscoa e do Verão.
Escola em Férias + Criativa

GIS – Gabinete de Intervenção para o Sucesso

Breve descrição: visa mediar o percurso educativo para o sucesso dos alunos no triângulo família, escola e autarquia. Tem como missão planear e implementar medidas de capacitação do aluno e capacitação parental, através da colaboração com as estruturas de orientação educativa, tendo em vista o sucesso escolar e a efectiva igualdade de oportunidades, adequando as respostas educativas.
Público-alvo: alunos, pais, encarregados de educação, educadores, pessoal docente e não docente.
Duração: durante o ano letivo.
GIS - Gabinete de Intervenção para o Sucesso

Prémios de Excelência Municipal

Breve descrição: visa reconhecer o mérito escolar dos alunos de final de ciclo, incentivando o seu desempenho escolar em todos os seus níveis, com a atribuição de prémios de mérito.
Público-alvo: alunos finalistas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Secundário.
Duração: outubro.
Prémios de Excelência Municipal

Assembleia Municipal de Alunos de Gondomar (AMAG) / Executivo Municipal de Alunos de Gondomar (EMAG) / Aluno Autarca por um dia em Gondomar (AAG)

Breve descrição: programas que visam afirmar o conhecimento e o funcionamento dos órgãos autárquicos, em particular, e envolver os jovens alunos em geral no processo de decisão democrática, incentivando a participação e a cidadania ativa.
Público-alvo: alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário.
Duração: todo o ano letivo.
Aluno Autarca por um dia em Gondomar

Alunos Geração D’Ouro

Breve descrição: viagem de finalistas para os alunos do Concelho que concluíram o 4.º ano de escolaridade, premiando o esforço e o mérito, contribuindo para a motivação e o sucesso escolar.
Público-alvo: alunos do 4.º ano que concluíram o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Duração: julho/setembro.

Percursos D’Ouro

Breve descrição: programa de visitas de estudo, dirigidas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Público de Gondomar, que tem como objetivo a descoberta e conhecimento do património natural, cultural e artístico do município onde estudam, através de visitas a instituições, monumentos, locais de interesse e outras atividades, nas várias freguesias, em percursos previamente definidos e oferecidos às escolas.
Público-alvo: escolas públicas do 1.º Ciclo.
Duração: de outubro de 2014 a junho de 2015.
Percursos D'Ouro

EPIS – Empresários pela Inclusão Social

Breve descrição: protocolo de cooperação entre o Município de Gondomar e a associação EPIS para o lançamento e implementação do projecto “Mediadores para o Sucesso Escolar” no 3.º Ciclo nas escolas do Município de Gondomar, durante o ano lectivo 2014/2015.
Público-alvo: alunos do 7.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho de Gondomar que aderirem ao projeto.
Duração: todo o ano letivo.

Orquestra Geração

Breve descrição: visa a integração social e sucesso educativo de crianças e jovens mais vulneráveis do ponto de vista social e educacional por via do desenvolvimento cultural. O acordo assinado entre a Câmara Municipal de Gondomar e a Associação Três por Quatro prevê a constituição de uma orquestra de cordas e será dada formação a, pelo menos, 30 crianças/jovens que frequentem os 2.º e 3.º ciclos, no ano de 2014/2015, no Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova. O projeto Orquestra Geração baseia-se num método pedagógico extremamente simples e inovador, e está implementado, sobretudo, em autarquias do Sul do País.
Público-alvo: alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova.
Duração: durante o ano letivo.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C