+ Cuidar

A realidade atual remete-nos para uma sociedade cada vez mais envelhecida, esperando-se um aumento e prevalência da demência. A causa mais comum da demência é a doença de Alzheimer, sendo responsável por cerca de 60% a 70% dos casos; conduzindo em fases avançadas à dependência total, pelo que se assiste consequentemente a um acréscimo numérico de cuidadores diretos. Em Portugal, a família continua a ser a unidade básica na prestação de cuidados pelo que se torna necessário valorizar e olhar atentamente o difícil ato de cuidar.

O Conselho Local de Ação Social de Gondomar consciente do aumento significativo da longevidade e por conseguinte do envelhecimento da população, associado à necessidade de mais cuidados de saúde, vem incluindo nos seus instrumentos de planeamento, estratégias que visem apoiar direta e indiretamente a população mais idosa, surgindo neste sentido o +Cuidar.

O + Cuidar, Projeto de Apoio ao Cuidador Informal do Município de Gondomar, concertado em sede de Rede Social local e promovido pelo Município de Gondomar, o Agrupamento dos Centros de Saúde de Gondomar, ARS Norte I.P., a Junta de Freguesia de Rio Tinto, a Junta da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, a Liga de Amigos da Unidade de Saúde Familiar Nascente, a Liga dos Amigos do Centro de Saúde da Foz do Sousa, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar, a APPC - Villa Urbana de Valbom, a AFAGOS - Associação de Formação e Apoio Gondomar Social, a Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos, a Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar, o Centro Social Paroquial S. João da Foz do Sousa, o Centro Social de Soutelo, o Centro Social da Paróquia de Rio Tinto, a Ponto Um – Apoio Geriátrico Personalizado, CRL, a Querer Ser – Associação para o Desenvolvimento Social, a Associação Desportiva Leões Cabanenses F. C. e o Centro Republicano e Democrático de Fânzeres, visa criar uma rede de partilha, suporte e apoio aos Cuidadores informais de pessoas com demência do Município de Gondomar - familiar, amigo, vizinho que presta cuidados regulares a uma pessoa, não sendo remunerados e desprovidos de um vínculo formal. 

Juntas, estas entidades formam o +Cuidar, Projeto de Apoio ao Cuidador Informal do Município de Gondomar

 

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C