Operacionalização

O +Cuidar, Projeto de Apoio ao Cuidador Informal do Município de Gondomar subdivide-se em Gabinetes de Apoio ao Cuidador (GAC), em Grupos de Ajuda Mútua (GAM) e em Apoio aos beneficiários de cuidados.

Os Gabinetes de Apoio ao Cuidador (GAC) materializados nos territórios de Foz do Sousa, Gondomar (S. Cosme) e Rio Tinto localizados em instalações cedidas pelo ACES de Gondomar e geridos pelas Ligas de Amigos existentes no território em estreita articulação com o Banco Local de Voluntariado de Gondomar, visam informar, orientar, receber e encaminhar inscrições da população e de entidades parceiras, que necessite de apoio neste âmbito. Serão, também, os GAC as estruturas responsáveis pela operacionalização do Programa PsicoEducativo para Cuidadores Informais que ocorrerá com a orientação do Coordenador Local que agilizará as parcerias necessárias para a implementação dos Programas PsicoEducativos nos territórios que deles necessitem.

Pese embora exista uma localização física dos GAC no Município de Gondomar, de acordo com as necessidades identificadas pelos próprios, bem como em sede do Conselho Local de Ação Social de Gondomar, serão constituídos, pelas diversas freguesias do município, Programas PsicoEducativos para Cuidadores Informais, desde que exista uma procura mínima de 8 (oito) cuidadores de determinado território, bem como subsequentemente os Grupos de Ajuda Mútua.

Os Grupos de Ajuda Mútua (GAM) pretendem garantir apoio e suporte aos cuidadores informais na pós-frequência do Programa PsicoEducativo para Cuidadores Informais e serão dinamizados pelo Técnico de Referência do programa que deu origem ao GAM.

Paralelamente, o Apoio aos Beneficiários de Cuidados será traduzido na agilização de parcerias e mecanismos que permitam promover apoio a estas pessoas durante o tempo em que os cuidadores se encontrem a frequentar o Programa PsicoEducativo para Cuidadores Informais, bem como os GAM.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C