Fecho do Sistema de Águas Residuais de Gramido - Subsistema de Leverinho, Esposade e Sousa

Execução
Início: 01.06.2017
Fim: 01.06.2019

Investimento total: 3.013.152,50€
Comparticipação - Fundo de Coesão: 72% (2.167.113,13€)

O presente candidatura prevê a execução de uma empreitada para a construção da rede de drenagem de águas residuais para fecho do sistema de drenagem e tratamento de águas residuais de Gramido. Estão incluídos neste plano os subsistemas de drenagem de águas residuais de Leverinho, Esposade e Sousa. O destino final da rede de drenagem deste sistema será a ETAR de Gramido onde se irá tratar os respetivos afluentes.Esta operação tem como objetivo a construção de 350 novos ramais e a colocação de 231 câmaras de ramal de ligação de ramais já existentes, mas que apenas com este investimento se poderão ligar à ETAR de Gramido, perfazendo assim um total de 581novas ligações.A execução da rede resultará assim na otimização da cobertura do serviço quer seja através da ampliação dos sistemas, quer pela colocação em serviço de rede já instalada mas atualmente fora de serviço por não estar ligada a estações de tratamento de águas residuais.

Acresce que a zona a intervencionar apresenta um importante potencial turístico para a região. A jusante da zona problemática apresenta-se a Praia Fluvial de Zebreiros, recentemente reabilitada pelo município e cuja boa qualidade da massa de água é fulcral para a manutenção do estatuto de "praia fluvial designada".

Estes investimentos configuram-se importantes para permitir uma gestão mais eficiente dos atuais ativos e do seu funcionamento, de modo a garantir uma melhor qualidade do serviço e a sua sustentabilidade. Por outro lado, contribuirá para a melhoria da qualidade das massas de água, retirando a entrada direta de águas residuais, de modo a reduzir o número das que ainda apresentam estado inferior a bom, sendo que esta é uma das metas prioritárias estabelecidas tanto no PENSAAR 2020 como no próprio Programa Operacional.

Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C