100 dias da CMOS de Gondomar com 7635 intervenções
publicado a 11 de Agosto de 2023

A Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Gondomar - um projeto que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por socorro - assinala esta quinta-feira 100 dias de atividade, tendo intervindo em 7635 ocorrências: 5197 dos Bombeiros com 12316 operacionais envolvidos; 1966 da Polícia Municipal com 4519 elementos envolvidos; e 472 da Proteção Civil com 786 profissionais envolvidos.

Neste âmbito, desde 1 de maio, num total de 234 794 quilómetros percorridos e 8443 viaturas envolvidas, destacam-se as intervenções em emergência pré-hospitalar (4487), ocorrências com resposta da Polícia Municipal (1966), ações de vigilância florestal (303) e incêndios rurais (266). Foram também resgatados 32 animais.

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, destaca que “estes resultados atestam a relevância deste projeto em rede pioneiro na região e nos país, com uma significante eficácia na resposta à população. Todos os minutos contam na hora de salvar vidas e prestar assistência à população”.

A nova estrutura permite centralizar num único espaço todas as comunicações dos agentes de Proteção Civil - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários de Gondomar.

A CMOS faz a gestão inicial das emergências, atuando em rede e permitindo responder de forma global e integrada a todos os fatores ligados a uma emergência. Esta integração permite perceber mais eficazmente como é que devem ser despachados os meios de socorro, poupando-se minutos que podem ser decisivos neste tipo de respostas.