A 31.ª edição do “Festival da Lampreia”, promovida pelo Município de Gondomar, regressa entre os dias 1 e 31 de março de 2023. Os mais variados pratos confecionados com esta iguaria estarão na ementa dos dezoito restaurantes aderentes, listagem que pode ser consultada abaixo.
Ao contrário do que é habitual neste certame gastronómico, a próxima edição não irá incluir o sável. A decisão surge na sequência da restrição de captura e venda da espécie imposta pelo Governo, que estabeleceu um período de defeso para o ano de 2023 (Portaria n.º 296/2022, de 15 de dezembro).
A iniciativa volta a contar com o concurso gastronómico que irá eleger os restaurantes com a melhor confeção de lampreia. O júri é composto pelos Chefs Hélio Loureiro e Tony Salgado e ainda pelo crítico gastronómico José Augusto Moreira, que irão deslocar-se aos restaurantes aderentes nos fins de semana de 18 e 19 e 25 e 26 de março. A entrega de prémios está prevista para abril.
Este ano, o objetivo do Município é aliar o turismo gastronómico ao turismo patrimonial. Será feita a distribuição de vouchers nos restaurantes aderentes que garantem o acesso gratuito com visitas guiadas ao Museu Municipal da Filigrana de Gondomar e ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Garantida está também a ida a produtores de vinho verde do concelho, com visita às vinhas e degustação de produtos locais.
Uma cara bem conhecida do público que estará a acompanhar o Chef Hélio Loureiro como embaixador da edição de 2023 é Fernando Rocha. O humorista natural de Gondomar estará presente em ações promocionais e de divulgação da iniciativa ao longo do mês.