Os nova-iorquinos e os milhões de turistas que, anualmente, visitam a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, passaram a poder apreciar in loco o Coração de Portugal, feito em filigrana.
A Câmara Municipal de Gondomar ofereceu uma peça ao Grupo O Valor do Tempo, proprietário da loja The Fantastic World of the Portuguese Sardine, situada em Times Square, onde o coração estará exposto. Trata-se de um coração de filigrana, similar àquele com que a atriz Sharon Stone foi fotografada, em 2014, enquanto passeava pelas ruas de Beverly Hills, em Los Angeles.
A oferta do Coração de Portugal ao Grupo O Valor do Tempo simboliza o reconhecimento do esforço que este grupo empresarial tem empreendido na promoção desta arte tradicional portuguesa, que tem um dos seus principais núcleos de produção no concelho de Gondomar, com 12 unidades produtivas artesanais de filigrana.
Este reconhecimento coincide também com uma missão empresarial a Nova Iorque realizada, no início deste mês, pelo Município de Gondomar e pela A.CERTIFICA, o único organismo de certificação em Portugal para as produções artesanais tradicionais (não alimentares), como é o caso da filigrana.
A missão teve como objetivo dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da certificação e proteção da arte da filigrana, que saiu com presença reforçada num mercado de luxo tão importante como o nova-iorquino. Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, “Times Square é o centro do mundo e, como tal, é um orgulho ter o primeiro produto certificado a ser apreciado por milhões de pessoas”.
Esta missão serviu ainda para reforçar laços com o Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque, bem como a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, tendo sido discutidos vários projetos para tornar a filigrana de Portugal uma presença assídua no mercado norte-americano.