O Pavilhão Municipal de Rio Tinto foi reaberto ao público após ter sido sujeito a obras de reabilitação que representaram um investimento de 628 mil euros. A sessão solene inaugurativa decorreu esta sexta-feira, dia 10.
A empreitada incluiu a remodelação integral do pavilhão, através da instalação de um novo piso de jogo, a ampliação do edifício dos balneários, que permitiu a criação de um balneário específico para árbitros e de um gabinete médico, adaptando assim o pavilhão à legislação em vigor, e a reformulação das bancadas com instalação de uma bancada fixa para 148 lugares e divisória entre espectadores da equipa visitante e da equipa visitada.
As obras contemplaram igualmente a pintura geral exterior e interior do pavilhão e a reabilitação das coberturas, a substituição do sistema de tubagem e a instalação de um sistema de aquecimento de águas com painéis solares e bomba de calor, reduzindo assim a utilização de gás.
Estas melhorias visam proporcionar melhores condições de conforto, segurança e funcionalidade para todos os utilizadores, estando alinhadas com o compromisso assumido pelo Município de Gondomar de valorização e modernização dos equipamentos desportivos.
O processo de renovação dos pavilhões desportivos do concelho de Gondomar teve início em julho de 2023, tendo sido intervencionados oito pavilhões, num investimento total de mais de 3,3 milhões de euros, dos quais mais de 2,6 milhões foram financiados ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Até ao momento, quatro pavilhões já foram reabertos – Pavilhão Desportivo Municipal de Rio Tinto, Pavilhão Desportivo Municipal de S. Pedro da Cova, Pavilhão Desportivo Municipal de Foz do Sousa e Pavilhão Desportivo Municipal de Covelo –, estando outros quatro ainda em fase de intervenção – Pavilhão Multivalências de Carreiros, Pavilhão Desportivo Municipal das Medas, Pavilhão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melres e o Pavilhão da Escola EB 2/3 de Santa Bárbara, em Fânzeres.