home > Atividade Municipal > Juventude & Tempos Livres > Programas
Os jovens residentes em Gondomar podem ter acesso, de forma gratuita e em formato digital, ao Cartão Jovem Municipal, que proporciona um conjunto de vantagens e descontos em diversas áreas, incluindo a cultura, o desporto, o lazer, o turismo, a ocupação de tempos livres, a mobilidade e a educação.
A medida foi apresentada em reunião de Câmara no dia 18 de outubro de 2024, tendo sido aprovada a proposta de adesão à rede Movijovem – Mobilidade Juvenil, Cooperativa e Interesse Público de Responsabilidade Limitada, entidade promotora do Cartão Jovem Municipal.
A criação do Cartão Jovem Municipal insere-se nas políticas de juventude do Município de Gondomar, tendo por objetivo garantir a fixação e vivência dos jovens em Gondomar, assumindo-se também como um veículo de divulgação e promoção do comércio e dos serviços do concelho.
O Município garantiu já a adesão de cerca de 80 estabelecimentos concelhios, que farão parte da rede de descontos e vantagens associados a este cartão. A listagem das entidades será brevemente divulgada no site do Município.
A par das experiências e descontos municipais, com este cartão os jovens gondomarenses poderão também beneficiar das vantagens nacionais e europeias do Cartão Jovem EYC (European Youth Card), através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços exclusivos, prestados por empresas públicas e privadas, autarquias e associações.
Terão acesso gratuito ao Cartão Jovem Municipal de Gondomar todos os jovens residentes no concelho, com idade compreendida entre os 12 e os 29 anos, inclusive. A requisição do cartão, de forma gratuita e em formato digital, é feita através da aplicação móvel do Cartão Jovem.
Pretende-se levar a cabo mais uma campanha de solidariedade social, em parceria com as associações juvenis e de associações de estudantes do Município, visando a recolha de alimentos, de vestuário e de livros usados, durante a quadra pascal, revertendo a favor de instituições de solidariedade social do Município. Esta campanha foi sugerida pelos jovens, no âmbito de uma das várias reuniões preparatórias do Conselho Municipal de Juventude, pelo que será dada continuidade à iniciativa.
São programas de ocupação de tempos livres, para crianças dos 6 aos 14 anos, dinamizados durante as interrupções lectivas da Páscoa, do Verão e do Natal. As colónias de férias vão de encontro às necessidades de pais e encarregados de educação que procuram ocupar os tempos livres dos seus filhos e educandos nos períodos das férias escolares. As colónias são desenhadas em programas semanais com diversas atividades, a custos reduzidos.