O Município de Gondomar procedeu à entrega de leitores de microchip às Forças de Segurança do concelho (PSP, GNR e Polícia Municipal), hoje à tarde, visando a identificação de animais perdidos ou abandonados na via pública e possibilitando um contacto mais rápido com os respetivos proprietários.
Depois da Campanha de Esterilização Solidária dos Animais de Companhia, realizada este ano, que possibilitou a esterilização de mais de 250 animais no concelho, reduzindo significativamente o ratio de animais não esterilizados versus animais esterilizados, combatendo assim a reprodução indesejada de muitos animais, o Município de Gondomar ofereceu a cada unidade das Forças de Segurança um leitor de microchip, medida que permite o aumento da eficácia no combate ao abandono de animais, em consonância com as melhores regras internacionais estabelecidas para esse fim.
Sendo um dos objetivos do Município a sensibilização dos munícipes para a problemática do abandono de animais constata-se, contudo, que em Gondomar, assim como na maioria dos centros urbanos, e apesar de todas as medidas encetadas, existem cães e gatos errantes, sendo essencial o controle populacional destes animais para o bem-estar de todos. Neste sentido, o papel das forças de segurança é fundamental, porque a população de animais errantes é constituída não apenas por animais que nasceram nas ruas, mas também por aqueles que escaparam à vigilância dos seus tutores. Com os novos aparelhos, agora oferecidos, tornar-se-á mais expedita e eficaz a sua identificação e restituição.