Município distinguido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
publicado a 14 de Fevereiro de 2024

O Município de Gondomar voltou a ser reconhecido, através do projeto + Cuidar 2.0, pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, que tem como objetivo reconhecer as autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. No total foram distinguidos 59 municípios.

O +CUIDAR é um projeto concertado territorialmente em sede de Rede Social, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar, o Agrupamento dos Centros de Saúde de Gondomar da ARS Norte I.P. (ACES de Gondomar), autarquias locais (Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Gondomar) e mais de 20 entidades do 3º setor. Em 2021, a iniciativa foi alargou a sua área de intervenção aos Cuidadores Informais Não Especificados, isto é, os cuidadores de pessoas dependentes e cujo nível de dependência pode ter diferentes origens (física e/ou mental). Até então, o programa era apenas implementado junto dos Cuidadores Informais de pessoas com demência, como a Doença de Alzheimer.

As candidaturas foram analisadas por um júri independente composto por Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal; Celeste Campinho, Presidente da Associação das Doenças da Tiróide; Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro; Palmira Martins, em representação da RD Portugal e Vitor Neves, Presidente da EuropaColon.

Gondomar, Albufeira, Almada, Almagreira, Amadora, Amarante, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto, Cantanhede, Caniço, Carriço, Castelo Branco, Celorico da Beira, Cinfães, Coruche, Cuba, Espinho, Évora, Felgueiras, Guimarães, Ílhavo, Loures, Louriçal, Lousada, Machico, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Mirandela, Montalegre, Moura, Nelas, Odemira, Oeiras, Ourém, Ovar, Paredes, Penafiel, Pombal, Portimão, Porto, Póvoa de Lanhoso, Queluz e Belas, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santiago do Cacém, São Pedro Fins, Sesimbra, Tavira, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde e Vouzela foram as autarquias destacadas este ano.

Desde a sua primeira edição, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) já premiou 125 projetos de autarquias locais.

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) integra os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, atribuindo um selo de mérito a projetos de reconhecido valor. O objetivo é divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por instituições públicas.