No Dia da Europa relembramos a importância dos Fundos Europeus
publicado a 15 de Maio de 2024

O Município de Gondomar promoveu a celebração do Dia da Europa, no dia 9 de maio, com diversas atividades no Parque Urbano de Gondomar, que juntou várias instituições e gerações.

A manhã começou animada, com a atuação da tuna da Universidade Sénior de Rio Tinto, seguindo-se uma aula de dança dedicada aos ritmos europeus, com uma grande adesão da população presente. Ao mesmo tempo, os mais novos assistiram aos filmes em exibição no cinema insuflável e divertiram-se com os jogos lúdicos espalhados por todo o parque. A tuna da Universidade Sénior de Gondomar também esteve presente no encerramento das atividades.

A Europa e, nomeadamente, os apoios comunitários permitiram apoiar o desenvolvimento económico e social, com um impacto estruturante no concelho de Gondomar nas áreas da Saúde, Reabilitação Urbana, Ambiente, Educação, Habitação e Mobilidade Sustentável, entre outras. O reconhecimento do impacto da Europa e da União Europeia, culminou na formação de uma bandeira Humana da União Europeia e do Hino da Europa, num momento mais solene desta celebração que contou com a presença do Executivo Municipal.

Portugal 2020 e PRR

Na Saúde, o apoio do Portugal 2020 e do Programa de Recuperação e Resiliência, teve um efeito fundamental na construção e requalificação de Unidades de Saúde Familiar em Gondomar. O apoio comunitário total ascendeu a 7.225.647,66 €.

A nível da Reabilitação Urbana, inserido no âmbito do Portugal 2020, foi efetuada a requalificação e reabilitação de arruamentos e edifícios públicos, melhorando, dessa forma, o ambiente urbano de Gondomar e potenciando a interação entre a população e a sensibilização da comunidade para práticas saudáveis. Nesse sentido, o apoio Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no conjunto destas intervenções, totalizou 9.701.176,69 €.

Foram também efetuados investimentos que permitiram preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética. Nomeadamente, a comparticipação comunitária permitiu, promover e aumentar a eficiência na gestão dos Recursos Hídricos através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). Para o efeito, foi importante o financiamento do Fundo de Coesão de 8.892.770,99€. O Fundo de Coesão permitiu apoiar a Construção do Intercetor do Rio Tinto, uma intervenção realizada conjuntamente com a CMPEAE-Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, com uma comparticipação total de 6.401.471,04€. O Fundo de Coesão financiou também o Fecho do Sistema de Águas do Rio Ferreira – Subsistema da Encosta da Belavista em 832.886,87€ e o Fecho do Sistema de Águas Residuais de Gramido – Subsistema de Esposade e Sousa em 1.658.413,08 €.

Os fundos comunitários tiveram também efeitos diretos na Educação. Nesse sentido, foram requalificadas, com o financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, escolas básicas, EB2,3 e Secundárias do concelho, e implementados programas de combate ao insucesso escolar. Os fundos comunitários inseridos no âmbito do PORTUGAL 2020 e do Programa de Recuperação e Resiliência atingiram o valor de 11.390.225,17€.

Para além disso, é também relevante os investimentos estruturais efetuados na área da Habitação. Neste sentido, a requalificação e reabilitação dos Conjuntos Habitacionais teve um efeito positivo no aumento da eficiência energética e melhoria da qualidade de vida da população residente nestes espaços totalizando o valor de 7.705247,23 € através do FEDER.

Estes efeitos também se fizeram repercutir na área da Mobilidade Sustentável onde foi efetuada a implementação de projetos com apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Programa de Recuperação e Resiliência, que visam fomentar o uso de transportes sustentáveis e amigos do ambiente, e reduzir a poluição em ambiente urbano. O apoio comunitário para esta rúbrica foi de 8.139.638,96€.