Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais reuniu-se nas serras de Gondomar
publicado a 14 de Junho de 2024

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Gondomar reuniu-se esta quinta-feira, dia 13, nas serras do Castiçal e das Flores. Na reunião e visita de campo, que contou com o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, foram dados a conhecer os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos no terreno pela Comissão com vista à prevenção e gestão de incêndios rurais no concelho.

Marco Martins recordou que “60% do território de Gondomar é área florestal”, pelo que nesta visita pretenderam “ver o trabalho que é feito anualmente pelos sapadores florestais na criação de faixas de combustível, na limpeza de terrenos, assim como na melhoria das condições dos caminhos florestais, ações fundamentais para evitar e minimizar o impacto dos fogos no verão”.

Esta Comissão é composta pela Brigada de Proteção Ambiental da PSP, Núcleo de Proteção Ambiental e Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, PORTUCALEA – Associação Florestal do Grande Porto, corpos de bombeiros e as juntas de freguesia do concelho.

Nesta reunião estiveram também presentes a E-redes, a REN (Redes Energéticas Nacionais) e as Infraestruturas de Portugal, entidades também responsáveis pela defesa das florestas contra incêndio, ou seja, com obrigação de efetuar faixas de gestão de combustível.