Município promove laboratórios de literacia financeira para seniores e grupos vulneráveis
publicado a 27 de Junho de 2024

A Câmara Municipal de Gondomar está a dinamizar um projeto de promoção da literacia financeira dirigido a pessoas com mais de 65 anos ou em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Designado de “Contas à Vida – Literacia Financeira”, o projeto inclui um conjunto de laboratórios que visa aumentar as competências financeiras destes grupos socialmente vulneráveis. Entre 2024 e 2025, está prevista a realização de seis laboratórios, abrangendo cerca de 180 participantes.

Nestes laboratórios os participantes adquirem conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, poupança, produtos financeiros, seguros, créditos, endividamentos e sobre os direitos e deveres de cada um.

O objetivo é combater a pobreza e promover a coesão social, promovendo o desenvolvimento de competências sociais com vista à autonomia, à inclusão digital e a um envelhecimento saudável e intelectualmente ativo.

Até ao momento, foram realizados dois laboratórios. O primeiro aconteceu em março e abrangeu 37 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica. O segundo terminou esta quarta-feira e contou com a participação de 17 idosos das freguesias de Foz do Sousa e Covelo.

O terceiro laboratório de 2024 será realizado em outubro, nas freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, sendo destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

Em 2025, estão previstos três laboratórios, que serão distribuídos da seguinte forma:

Fevereiro: Rio Tinto e Baguim do Monte, para pessoas com mais de 65 anos;

Abril: S. Cosme, Valbom e Jovim, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica;

Outubro: Rio Tinto e Baguim do Monte, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

De referir que a Câmara Municipal de Gondomar tem também em curso o projeto de literacia financeira “No Poupar está o Ganho”, dirigido a crianças e jovens em idade escolar.

O projeto de literacia financeira “Contas à Vida – Literacia Financeira” foi aprovado no âmbito da Operação Integrada em Comunidades Desfavorecidas submetida ao Aviso N.º 02/CO3-i06.03/2022 – 2.ª Fase do Investimento RE-CO3-i06.03 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, promovida pelo Município de Gondomar.

Esta operação consiste na implementação de uma estratégia integrada de literacia financeira junto de diferentes públicos de comunidades desfavorecidas do Município, com o intuito de reforçar competências a este nível, promovendo a adoção de comportamentos geradores de percursos de sucesso, e promover a inclusão social e uma cidadania participativa e ativa.