Candidaturas abertas ao Prémio Júlio Resende 2024
publicado a 18 de Julho de 2024

Estão a decorrer, até 30 de setembro, as candidaturas à 6.ª edição do Prémio Júlio Resende. Este prémio bienal destina-se a artistas com carreira individual nas artes visuais, de nacionalidade portuguesa, residentes ou não em território nacional, a artistas de nacionalidade estrangeira que residam em Portugal.

O Prémio é uma iniciativa da Câmara Municipal de Gondomar e do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, que tem a sua sede neste concelho, tendo como objetivo contribuir para a nova criação e promoção dos valores da arte contemporânea, assim como homenagear a memória do ilustre pintor português Júlio Resende, cujo legado continua a influenciar e inspirar a arte contemporânea.

As candidaturas serão analisadas por um Júri que, nesta 6.ª edição, é constituído pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, pelo Administrador do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, Paulo Luís Almeida, pelo pintor Manuel Casal Aguiar, pelo professor e pintor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mário Bismarck, pelo Presidente da Argo – Associação Artística de Gondomar, Albertino Valadares, e pela Vice-Presidente da Associação Gens’Arte – Desenho, Pintura e Artesanato, Lina Santos.

O Júri irá selecionar um grupo de artistas finalistas para participar numa exposição coletiva, a realizar no Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, entre 26 de outubro e 31 de dezembro deste ano. O anúncio dos vencedores será feito no dia 23 de outubro, data do aniversário do pintor, e a entrega dos prémios ocorrerá a 26 de outubro.

Serão atribuídos dois prémios – prémio criatividade e prémio desenho –, sendo o primeiro no valor de 6 mil euros, a atribuir à obra mais criativa, original e inovadora de arte contemporânea, e o segundo, no valor de 3 mil euros, para a obra mais relevante na disciplina de desenho.

Júlio Resende (1917-2011), natural do Porto e com atelier em Gondomar, foi um pintor de renome internacional, cuja obra vasta abrangeu várias técnicas e expressões artísticas. A criação do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende foi um dos principais projetos a que se dedicou na última década do século XX e primeira do século XXI. Inaugurado em 1997, dedica-se à preservação e à divulgação do acervo de Júlio Resende, composto por mais de 2500 obras.

Consulte aqui o regulamento e o formulário de candidatura.