Parque Urbano de Ramalde inaugurado a 3 de agosto
publicado a 2 de Agosto de 2024

O Parque Urbano de Ramalde, em Gondomar, vai ser inaugurado este sábado, dia 3. A obra, que representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, consistiu na criação de um parque de lazer multifuncional de mais de 16.500 m2, com zona de lazer, campos de basquetebol, padel e futebol e um skate park. A inauguração está marcada para as 10h30, e o programa contará, ao longo de todo o dia, com demonstrações de skate com prestigiados skaters nacionais, atuações musicais e DJs.

O novo Parque Urbano do concelho resulta da reabilitação de um espaço que estava ao abandono, situado por baixo de um viaduto da A43 que atravessa a zona de Ramalde, na freguesia de São Cosme, tendo a obra decorrido em duas fases. A última fase, correspondente ao skate park, um espaço com cerca de 1.300 m2, que representou metade do investimento total do Parque, foi agora concluída com a intervenção artística de um graffiter gondomarense, que conferiu ao espaço um ambiente ainda mais urbano e aprazível aos jovens.

A construção do Parque Urbano de Ramalde vem dar continuidade à estratégia de implementação de uma Rede Concelhia de Parques Urbanos, identificada como prioridade pelo executivo gondomarense.

Com este Parque passam a ser sete os equipamentos integrados nesta rede concelhia: Parque de Lazer de Medas, Parque Urbano da Ribeira da Archeira, Parque Urbano de Fânzeres – São Cosme, Parque Urbano de Gondomar, Parque Urbano de Ramalde, Parque Urbano de Rio Tinto e Parque Urbano de São Pedro da Cova. Está ainda prevista a construção do Parque Urbano de Baguim do Monte, que se encontra em fase de projeto.

Até ao momento, a Rede Concelhia de Parques Urbanos representa um investimento aproximado de 25 milhões de euros. Os objetivos desta Rede passam por promover a melhoria da qualidade de vida das populações e por tornar estes equipamentos uma referência de lazer para os gondomarenses, mas também para as populações da Área Metropolitana do Porto, numa política alinhada com os atuais princípios de organização das cidades.

10h30 – Cerimónia de inauguração
11h00 – Demonstração de skate