Município de Gondomar associa-se à Campanha Outubro Rosa
publicado a 13 de Outubro de 2024

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Gondomar uniu-se à Campanha Outubro Rosa, uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro com o objetivo de sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. A campanha, que decorre entre 13 e 30 de outubro, teve início com a iluminação do edifício principal da Câmara, que ficará cor-de-rosa nestes dias, assinalando simbolicamente a importância desta causa.

Ao longo deste período, o Município vai promover outras ações de sensibilização, como o “Dia Rosa na Câmara”, no dia 30 de outubro, no qual todos os colaboradores são desafiados a vestir uma peça de roupa rosa, em sinal de apoio e solidariedade. Esta ação, que também se estende a outras entidades locais parceiras, sublinha a importância da prevenção e dos cuidados precoces no combate ao cancro da mama.

Este ano, o Conselho Local de Ação Social e os Agrupamentos de Escola de Gondomar vão conceber umas almofadas próprias para aliviar a dor e o inchaço pós-operatório e proporcionar maior conforto às mulheres que passam por cirurgia mamária. Estas almofadas, designadas de “Almofadas Coração”, serão depois doadas ao Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O movimento Outubro Rosa surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos, e desde então, tem mobilizado milhões de pessoas em todo o mundo. O seu principal objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama, uma doença que afeta milhares de mulheres e que, quando detetada a tempo, tem uma taxa de cura superior a 90%.

Em Portugal, estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de cancro da mama. A Câmara Municipal de Gondomar associa-se, assim, a esta causa com a convicção de que a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para salvar vidas. Durante o mês de outubro, o município reforçará a divulgação de informação e promoverá a sensibilização, sublinhando que “Todos temos um contributo na prevenção do cancro da mama!”.