Câmara Municipal de Gondomar implementa serviço gratuito de transporte de passageiros flexível
publicado a 14 de Outubro de 2024

O Município de Gondomar acaba de implementar um serviço gratuito de transporte de passageiros flexível destinado à população em situação de vulnerabilidade socioeconómica e com mobilidade reduzida das freguesias de Foz do Sousa e Covelo, Lomba, e Melres e Medas. A cerimónia de entrega dos veículos às juntas de freguesia que vão operar e gerir este serviço teve lugar esta segunda-feira, dia 14.

Designado de GondoMOB, trata-se de um serviço público complementar à rede regular de transporte rodoviário, que permitirá assegurar a mobilidade gratuita da população destas freguesias até à sede do concelho, centros de saúde, serviços públicos e paragens de autocarro para interligação.

O serviço ficou disponível logo após a entrega dos veículos, que são de zero emissões, promovendo uma solução ecológica e sustentável, funcionando, mediante reserva, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Para usufruírem do GondoMOB os utilizadores terão de efetuar previamente o seu registo na sede da respetiva junta de freguesia.

Este projeto-piloto terá uma fase inicial de três meses, período durante o qual será monitorizado e avaliado para posterior replicação noutras localidades do concelho.

Com um investimento total de cerca de 384 mil euros, o projeto GondoMOB resulta de uma operação individual da Câmara Municipal de Gondomar inscrita no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Operação Integrada AMP Centro-Oriental, no âmbito do Aviso N.º 02/C03-i06.03/2022 – 2.ª Fase do Investimento RE-C03-i06.03 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).