Gondomar comemora Dia Municipal da Igualdade
publicado a 24 de Outubro de 2024

O Dia Municipal para a Igualdade, comemorado hoje, dia 24, foi assinalado em Gondomar com uma peça de teatro sobre a temática da igualdade de género e de oportunidades. A apresentação decorreu no Auditório Municipal, tendo contado na plateia com jovens do ensino secundário e profissional de Gondomar e com formandos de ações promovidas pelo IEPP.

“Another day in Paradise!” resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Fora – Residência Artística, promovido pela in skené, companhia de teatro residente do Auditório Municipal de Gondomar.

A peça, uma coprodução da Associação Porta 37 & in skené – Companhia de Teatro, apresenta duas atrizes em palco, sendo baseada em testemunhos de mulheres reais da zona do Grande Porto. O espetáculo reforça a sensibilização para a igualdade de género e de oportunidades, questionando os papéis tradicionais atribuídos às mulheres, e destaca a falta de valorização do trabalho doméstico não remunerado.

Igualdade, inclusão e participação são valores que o Município de Gondomar tem vindo a promover, ao longo dos últimos anos, visando o alcance de uma sociedade mais igualitária, inclusiva e justa. Tendo por base o Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Gondomar 2020-2024, o Município tem vindo a promover iniciativas que dão visibilidade a questões como os direitos das mulheres, o combate à pobreza, o acolhimento de migrantes, a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade e a igualdade de oportunidades.

O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Gondomar 2020-2024 pode ser consultado aqui.