Polícia Municipal de Gondomar capacitada para a promoção e proteção de crianças e jovens
publicado a 25 de Outubro de 2024

Gondomar é o primeiro Município a formar agentes da polícia municipal neste âmbito

Os agentes da Polícia Municipal de Gondomar, que integra 44 efetivos e 14 estagiários, frequentaram uma ação de formação em matéria de promoção e proteção de crianças e jovens. Promovida no âmbito do projeto de patrulhamento comunitário da autarquia, e em articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Gondomar, a formação foi ministrada pela equipa técnica regional do Norte da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Trata-se de uma ação pioneira a nível nacional, dado ter sido a primeira vez que a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens ministrou esta formação a agentes da polícia municipal, que é usual e regular apenas junto dos agentes das autoridades policiais.

A formação terminou hoje, dia 25, e decorreu durante dois dias, no Gondomar GoldPark – Parque Tecnológico. A promoção e proteção e o processo tutelar educativo, o que são entidades com competência em matéria de infância e juventude, como atuar na proteção das crianças e jovens e como educar para o direito ou compreender as experiências adversas na infância, foram alguns dos temas que fizeram parte desta ação formativa, que constitui uma mais-valia para a intervenção conjunta no âmbito da promoção dos direitos das crianças e jovens do concelho.

O projeto de patrulhamento comunitário da Polícia Municipal de Gondomar, orientado para a comunidade, visa uma maior aproximação às populações e o envolvimento destas na resolução dos seus problemas, permitindo, assim, reduzir o medo e a desordem social e gerar confiança dos cidadãos nos agentes da autoridade.

A intervenção junto de crianças e jovens é um dos seis eixos deste projeto, uma vez que a Polícia Municipal integra a CPCJ, desenvolvendo várias intervenções e colaborações. Os idosos e os sem-abrigo são outros dois focos, através do acompanhamento e deteção de riscos que possam ocorrer nestes grupos vulneráveis da sociedade.

Do projeto fazem ainda parte o programa “Um Espaço Público para Todos”, com intervenções diárias em urbanizações municipais que permitem a identificação de idosos, crianças ou outras pessoas que possam estar em situação de risco ou vulnerabilidade, e ainda o programa “Saber Crescer em Segurança”, centrado nos estabelecimentos de ensino, e que aposta na promoção de comportamentos responsáveis e adequados ao exercício da cidadania, sendo realizadas ações de sensibilização no âmbito da segurança rodoviária, proteção ambiental, bullying e cyberbullying.