O Município de Gondomar e a Junta de Freguesia de Melres e Medas assinaram um contrato de apoio financeiro para a conclusão das obras do Centro de Dia de Melres. A cerimónia, que decorreu esta quinta-feira, na sede da Associação Douro Mais Solidário, em Melres, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, da Vereadora com o pelouro da coesão social, Cláudia Vieira, e do Presidente da Junta de Freguesia de Melres e Medas, José Paiva.
Este apoio, no valor de 300 mil euros, destina-se à conclusão das obras do Centro de Dia de Melres e à criação de um serviço de apoio domiciliário, que terão capacidade para servir 20 utentes cada.
De referir que, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social do Município de Gondomar 2015-2020, o aumento acentuado do índice de envelhecimento e a insuficiência de respostas para a população idosa foram apontados como uma das principais fragilidades do concelho. Um dos objetivos passa, assim, por garantir mecanismos de proteção e acompanhamento às pessoas idosas e aos seus familiares.
Nesse sentido, a criação destes serviços é encarada como uma mais-valia para a população, sendo objetivo da autarquia promover uma rede diversificada de cuidados e serviços em função das necessidades específicas de cada utente, contribuindo para a qualidade de vida dos mais idosos e para a satisfação das suas necessidades mais básicas.
A criação do Serviço de Apoio Domiciliário no Centro Social de Melres insere-se na medida C03-i01-m01 – Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais, no âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.