O Município de Gondomar participou numa conferência internacional sobre indicações geográficas e marcas coletivas no contexto da gastronomia e do turismo. O evento, que decorreu ontem e hoje, 25 e 26, na cidade de Kranj, na Eslovénia, foi promovido pelo Instituto da Propriedade Intelectual daquele país. A representar o Município de Gondomar esteve a Vereadora do Turismo, Sandra Almeida, que integrou uma comitiva nacional.
A Autarquia foi um dos convidados do painel dedicado aos casos de sucesso e boas práticas de indicações geográficas não agrícolas na promoção do turismo e da cultura local, tendo apresentado a Rota da Filigrana.
A conferência incluiu igualmente uma exposição com diversos produtos protegidos por Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográfica (IG), oriundos de Portugal, Chéquia, Eslováquia, França, entre outros. Gondomar esteve representado com uma mostra de peças em filigrana.
A organização do evento contou com diversos parceiros, entre os quais a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), a Comissão Europeia, os Institutos de Propriedade Intelectual de vários países europeus, Ministérios da Economia, Turismo, Desporto, Agricultura, Florestas e Alimentação da Eslovénia e produtores oriundos daquele país e de outros, entre os quais Portugal.
A comitiva portuguesa contou, a par do Município de Gondomar, com representantes da Filigrana de Portugal, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da A. Certifica – Organismo de Certificação de Produtos Artesanais Tradicionais.
Durante os dias em que esteve neste país, a comitiva nacional aproveitou também para trocar experiências no que diz respeito às indicações geográficas, uma vez que está a decorrer a auscultação aos países sobre o novo regulamento europeu relativo à proteção das indicações geográficas de produtos artesanais e industriais, como é o caso da joalharia, a nível da União Europeia, que entrará em vigor a partir de 1 de dezembro de 2025.
Esta participação surge no âmbito da cooperação existente entre o INPI e a entidade organizadora, que manifestou interesse em poder contar com a participação de especialistas nacionais, tendo em conta a experiência portuguesa no domínio das DO e das IG, nomeadamente no que diz respeito à marca Filigrana de Portugal.
A participação do Município de Gondomar neste evento insere-se na estratégia de promoção da Filigrana de Portugal, nomeadamente a Filigrana de Gondomar, que foi em setembro do ano passado integrada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.