O Município de Gondomar recebeu, esta quinta e sexta-feira, 28 e 29, o XI Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, organizado pela Rede das Cidades Resilientes Portuguesas, da qual Gondomar faz parte, no quadro da Plataforma Nacional para Redução do Risco de Catástrofe e da campanha internacional Making Cities Resilient – MCR2030 da ONU – Organização das Nações Unidas.
Considerada uma cidade resiliente desde 2018, Gondomar foi a anfitriã da décima primeira edição deste Encontro, que, durante dois dias, reuniu no Auditório Municipal uma centena de técnicos municipais de todo o país das áreas da segurança e proteção civil em representação de mais de 70 cidades resilientes, especialistas nacionais e estrangeiros, autarcas e responsáveis de entidades públicas.
Promover a troca de conhecimentos e de experiências, tendo como objetivo a capacitação para os desafios da redução do risco de catástrofe, à escala local, foi o mote do Encontro. Os trabalhos estiveram focados em temas como as unidades locais de proteção civil, as plataformas nacionais e internacionais de proteção civil, a vertente social em situações de crise e os desafios futuros da proteção civil local.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) do concelho e o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar.