Água usada no combate aos incêndios vai ser descontada da fatura dos consumidores
publicado a 19 de Outubro de 2024

O valor do consumo de água da rede pública de abastecimento utilizado pelos gondomarenses para combater os incêndios que atingiram o concelho no passado mês de setembro vai ser descontado da fatura dos consumidores afetados. A Câmara Municipal de Gondomar acordou com a concessionária Águas de Gondomar a aplicação desta medida para atenuar o aumento dos encargos com a fatura da água associados a esta emergência.

Este apoio, que será atribuído sem necessidade de requerimento formal pelos afetados, vai traduzir-se na aplicação de uma nota de crédito sobre os consumos de água anormais verificados no período de incêndios registado entre 16 e 19 de setembro.

Para esse efeito, o Município forneceu às Águas de Gondomar a delimitação geográfica das áreas afetadas, estando a concessionária a calcular os consumos de água no mês de setembro dos clientes residentes nessas zonas, comparando os valores com os do mesmo período do ano anterior.

A diferença de consumos traduzir-se-á num crédito a descontar na fatura seguinte, sendo que esse desconto irá também abranger as demais componentes habitualmente associadas e indexadas à fatura da água, nomeadamente as relativas ao saneamento e aos resíduos urbanos, da responsabilidade direta do Município, e demais taxas.

Por outro lado, toda a água do sistema público de abastecimento usada pelos bombeiros no combate aos incêndios do concelho não será sujeita a qualquer pagamento. No período de 16 a 19 de setembro, foram utilizados mais de 7 milhões de litros de água da rede pública, um custo que será inteiramente suportado pelas Águas de Gondomar.

A Câmara Municipal de Gondomar e as Águas de Gondomar reconhecem a boa articulação entre todas as entidades envolvidas e a resiliência demonstrada pelas infraestruturas de abastecimento de água. Durante aquele período de calamidade, os colaboradores da concessionária permaneceram no terreno, em apoio operacional às corporações de bombeiros, ajudando a garantir que a água para combate aos incêndios estivesse sempre disponível na rede utilizada para abastecimento dos camiões-cisterna.