Apresentado projeto “Gondomar Inclui – Praias Acessíveis”
publicado a 29 de Maio de 2024

Foi apresentado, na praia da Lomba, em Gondomar, o novo projeto “Gondomar Inclui – Praias Acessíveis”, que visa melhorar a acessibilidade na praia da Lomba e nos areais de Zebreiros e Melres, garantindo que pessoas com deficiência possam desfrutar destes espaços costeiros com segurança e conforto.

O projeto Praias Acessíveis insere-se na candidatura Gondomar Inclui, ao abrigo do PRR, Investimento RE-C03-i06.03 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”. Esta iniciativa integra um conjunto de ações potenciadoras de uma mobilidade acessível e informada. Sendo as praias um dos mais importantes recursos turísticos do Município de Gondomar, urge dotá-las de melhores condições para que todos possam usufruir delas em segurança.

Serão realizadas obras de requalificação, aquisição de equipamentos e qualificação dos recursos humanos para prestar o devido apoio aos utentes com mobilidade reduzida, incluindo o acesso e uso de ida a banhos, através de cadeiras anfíbias. Com esta intervenção, pretende-se que as praias passem a assegurar as condições de acessibilidade e serviços que viabilizem a sua utilização com segurança, dignidade, conforto e independência, independentemente das dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem o seu usufruto.

Salvaguardando uma gestão de proximidade com as Juntas e Uniões de Freguesia, o Município de Gondomar celebrou um protocolo entre a Junta de Freguesia da Lomba e as Uniões de Freguesia de Melres e Medas e Foz do Sousa e Covelo, para os anos 2024 e 2025, no valor de 30.000,00€, sendo 10.000,00€ para cada Junta/União de Freguesias, para a prestação de serviços qualificados de apoio especializado a ser prestado por entidades e recursos capacitados para o efeito.

A candidatura Gondomar Inclui, ascende a cerca de 1 milhão de euros, dos quais cerca de 560.000,00€ se destinam ao projeto Praias Acessíveis.

Com esta iniciativa, o Município de Gondomar reforça o seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, proporcionando a todos os seus habitantes e visitantes a oportunidade de desfrutar plenamente das suas praias.