Aprovados os apoios escolares para o ano letivo 2024/2025
publicado a 6 de Setembro de 2024

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou hoje, dia 6, em reunião de câmara, a atribuição de apoios escolares para próximo o ano letivo, bem como um conjunto de medidas que visam reforçar a promoção da inclusão e do sucesso escolar dos alunos do concelho. Esta foi mais uma reunião descentralizada da Câmara Municipal de Gondomar, tendo decorrido em Valbom, no Edifício da Junta de Freguesia de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

Considerando a transferência de competências em matéria de educação, o Executivo Municipal aprovou as tabelas de comparticipação familiar/Ação Social Escolar relativas aos auxílios económicos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, à fruição das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) para os jardins de infância e ainda à comparticipação da autarquia no valor da refeição escolar para todos os alunos.

Foi igualmente aprovado o Plano de Transporte Escolar, no valor de mais de 600 mil euros, que contempla o transporte para alunos, residentes no concelho, com necessidades educativas específicas que comprovadamente não possam utilizar os transportes regulares ou os transportes escolares. Paralelamente, foi tida em conta a criação de circuitos especiais sempre que os meios de transporte coletivo não satisfaçam as necessidades de transporte pela extensão da rota ou pelos tempos de espera.

O executivo aprovou, também, o estabelecimento de acordos de parceria com associações do concelho para a promoção das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas áreas da música e da atividade física e desportiva. Estas atividades serão implementadas nos Agrupamentos de Escolas N.º 1 de Gondomar, Valbom, Rio Tinto, Júlio Dinis, Santa Bárbara e Infanta D. Mafalda pela Associação Jubilus – Conservatório de Música de Gondomar, Ala de Nun’Álvares de Gondomar e Club 5Basket.