Assinados contratos com IPSS para reforçar respostas sociais do concelho
publicado a 5 de Julho de 2024

O Município de Gondomar assinou, esta quinta-feira, dois contratos de apoio financeiro, um com a Associação Dignidade e Futuro e outro com o Centro Social de Soutelo. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, da Vereadora com o pelouro da Coesão Social, Cláudia Vieira, e dos representantes das duas instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Através destes contratos, que visam reforçar as respostas sociais do concelho, serão atribuídos apoios financeiros destinados à melhoria e ampliação dos serviços prestados por estas instituições.

À Associação Dignidade e Futuro vão ser atribuídos mais de 270 mil euros para suportar despesas relacionadas com a construção do Lar S. Francisco de Assis, uma estrutura residencial para pessoas idosas, com capacidade para acolher 60 utentes.

Por sua vez, o Centro Social de Soutelo irá receber cerca de 260 mil euros para a comparticipação das despesas associadas à construção de um centro geriátrico, que funcionará como centro de dia e disponibilizará serviço de apoio domiciliário, com capacidade para 70 e 86 utentes, respetivamente.

Os apoios atribuídos correspondem a 60% do valor não comparticipado no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0) do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.