A gestão do Património Arbóreo integrado em espaço público é uma competência da Divisão de Espaços Verdes do Município de Gondomar. Esta divisão tem a responsabilidade de preservar e manter as árvores de domínio público nas melhores condições de manutenção, quer de fitossanidade, quer biomecânicas e de estabilidade.
Às árvores - enquanto seres vivos integrantes da Floresta Urbana que tantos benefícios nos dá (produção de oxigénio, melhoria da qualidade do ar, redução da temperatura, etc.) - devem ser permitidas as melhores condições de desenvolvimento e de vivência, de forma a cumprirem a sua função, que vai muito para além da ornamental.
Assim, são efetuadas avaliações fitossanitárias às árvores instaladas em arruamentos, praças e parques, no sentido de prevenir acidentes e de garantir a manutenção destes seres vivos pertencentes à estrutura verde de uma cidade.
É com base nessa avaliação que é, de seguida, determinado o tipo de intervenção necessária. Isto porque, são seres vivos com princípio e fim que podem, a dada altura, deixar de garantir segurança quanto à sua estabilidade.