Sabe aqueles resíduos que tem em casa e que o leva a perguntar: “O que fazer com isto?”
O Município de Gondomar, com a parceria com a LIPOR, criou a solução de um ecocentro móvel, o “ECO+PERTO”.
A partir de janeiro de 2021, os cidadãos terão à sua disposição um ecocentro móvel, o qual lhe permitirá reciclar alguns dos resíduos que têm em casa e que não sabem o que fazer com eles.
O que pode entregar?
Nos Ecocentros Móveis, poderá entregar materiais como latas, lâmpadas, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE’s), CD’s, DVD’s, pilhas e pequenos acumuladores, tinteiros e tonners, bem como rolhas de cortiça.
Verifique com maior detalhe o que pode e não pode entregar abaixo:
Apoiado por Fundos da União Europeia
Projeto enquadrado no aviso POSEUR-03-1911-FC-000181 com o objetivo principal de proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.
Este projeto tem como objetivo a recolha de resíduos domésticos perigosos e outros valorizáveis, através da colocação de equipamentos móveis de proximidade, em cada um dos Municípios Associados da LIPOR.
A dinâmica do projeto, consiste na permanência, durante um determinado período de tempo, do equipamento em diferentes zonas dos Municípios, permitindo dessa forma abranger o máximo de população servida por esses equipamentos, bem como, recolher o maior número de resíduos urbanos recicláveis.
A operação inclui assim a aquisição dos ecopontos móveis e eco-módulos, de uma viatura elétrica e a concretização de uma campanha de informação, divulgação e sensibilização.