home > Atividade Municipal > Desenvolvimento Social > Gabinete Rede Social > Informação aos Parceiros
No seguimento de reunião plenária do Conselho Local de Ação Social de Gondomar de 16 de março de 2015, no Auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar, disponibilizam-se, abaixo, as apresentações realizadas sobre os instrumentos de diagnóstico e planeamento elencados para o Município de Gondomar:
O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
Atualmente na sua 6ª geração, a qual decorrerá até 31 de dezembro de 2018, o Programa Escolhas (PE) irá financiar 90 projetos, 88 em território nacional e duas experiências internacionais, no Luxemburgo e Reino Unido, os quais poderão ser renovados anualmente até final de 2018. Paralelamente o Regulamento do Programa prevê que possam ser financiados novos projetos para os anos de 2017 e 2018, estimando-se que o número de projetos financiados possa chegar a 130 no final do ano de 2018.
Estima-se que os 90 projetos irão envolver no total dos três anos, cerca de 75.000 participantes, sendo que 22 situam-se na zona norte, 12 no Centro, 40 em Lisboa, 4 no Algarve, 7 no Alentejo, 3 projetos nas Regiões Autónomas e 2 projetos no território europeu, um no Luxemburgo e outro no Reino Unido.
Ao todo espalham-se por 54 concelhos do território nacional, mobilizando mais de 840 entidades parceiras entre municípios, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, comissões de proteção de crianças e jovens em risco, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), associações de imigrantes, e instituições particulares de solidariedade social, entre outros.
Pretendendo-se cada vez mais apostar numa intervenção focalizada, uma outra alteração remete para o facto dos projetos apenas apresentarem propostas de intervenção em três medidas/áreas especificas, de forma a que o plano de ação a concretizar e a dinamizar possa ser o mais ajustado às necessidades e especificidades das comunidades locais. Será, igualmente de destacar o alargamento da faixa etária até aos 30 anos, possibilitando assim uma intervenção mais consistente em matéria de emprego e empregabilidade.
O Programa Escolhas é financiado pela Direção Geral de Educação e pelo Instituto da Segurança Social e conta com o co-financiamento do Fundo Social Europeu/Portugal 2020 e Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.
A Resolução do Conselho de Ministros nº 101/2015 renova o Programa Escolhas para o período de 2016 a 2018 e o Despacho Normativo nº19 - A/2015, publicado em Diário da República, 2ª Série nº 199, de 12 de Outubro de 2015, enquadra o Regulamento do Programa Escolhas.
Dinamizado pela Junta de Freguesia de Rio Tinto/ Centro Social de Soutelo, intervêm na Freguesia de Rio Tinto com particular incidência nos conjuntos habitacionais das Areias, Ponte, N.ª Sr.ª dos Aflitos, Padre Vidinha e Triana, com crianças e Jovens dos 6 aos 18 anos de idade.
Objetivo Geral: Promover a valorização dos percursos escolares e formativos e o desenvolvimento sociocomunitário integrado das comunidades locais de Rio Tinto, através de dinâmicas preventivas de combate aos ciclos de pobreza e exclusão social.
Duração do Projeto: 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2018
Medidas:
I - Área estratégica de Educação e Formação;
III - Área estratégica de Participação, direitos e deveres cívicos e comunitários;
IV - Área estratégica de Inclusão Digital.
Dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Gondomar intervém na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim – Conjunto Habitacional do Monte Crasto e Conjunto Habitacional do Monte, com crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade.
Objetivo Geral: Potenciar a Inclusão Social, através de uma intervenção promotora do sucesso escolar e socioprofissional de crianças e jovens, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, residentes nos Conjuntos Habitacionais de Monte Crasto e do Monte.
Duração do Projeto: 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2018
Medidas:
I - Área estratégica de Educação e Formação
II - Área estratégica de Empregabilidade e Emprego
IV - Área estratégica de Inclusão Digital
Entende-se por Programa de Respostas Integradas (PRI) uma intervenção que integra abordagens e respostas interdisciplinares, de acordo com alguns ou todos os eixos (prevenção, dissuasão, tratamento, redução de riscos e minimização de danos e reinserção) e que decorre dos resultados do diagnóstico de um território identificado como prioritário.
PRI “Crescer” - Eixo da Prevenção
dinamizado pela Associação Social Recreativa Cultural Bem Fazer, com maior incidência na União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova; Em funcionamento até 31/12/2017.
Contactos
Associação S. R.C. B.F. Vai Avante
Rua Manuel Alves Vieira, n.º 19
4510-318 S. Pedro da Cova
Tel.: 22 483 44 38 - Fax. 22 464 73 73
E-mail: pricrescer@gmail.com
PRI "Projeta-te" - Eixo da Reinserção
dinamizado pelo Centro Social de Soutelo, com incidência na freguesia de Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres, S. Pedro da Cova e Melres; Em funcionamento até 31/12/2017.
Contactos
Centro Social de Soutelo
"Projeta-te" – Reinserção
Sede do Projeto - Urbanização de Soutelo, 64
4435-454 Rio Tinto
Tlf : 224 809 183 Tlm: 93 58 65 597
E-mail: reinsercao.css@hotmail.com
Equipa de Rua
dinamizado pelo Centro Social de Soutelo, com incidência nos territórios de Baguim do Monte, Rio Tinto, União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova - território de S. Pedro da Cova e União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim - território de Valbom; Em funcionamento até 31/12/2016.
Contactos
Centro Social de Soutelo
Tlm 93 5865597
E-mail: equipaderua.css@hotmail.com