O +Cuidar, Projeto de Apoio ao Cuidador Informal do Município de Gondomar, tem como objetivo valorizar o ato de cuidar ao estabelecer uma rede de partilha e apoio especializado junto do Cuidador Informal que acompanha pessoas idosas ou com demência e/ou com nível de dependência indiferenciado.
Acreditamos que a qualidade de vida de uma pessoa com idade avançada e/ou demência passará também, em larga medida, pelos cuidados de saúde e de estímulo mental e física a que possa aceder. Este é o pressuposto para a elaboração de um projeto que durante 10 semanas, ensina, aconselha e recomenda cuidados através de uma formação adequada e estruturada.
Conscientes de que o Programa Psico-Educativo para Cuidadores Informais não substitui os serviços de apoio social, de saúde e de acompanhamento psicológico, este projeto garante, no entanto, o acesso daqueles que cuidam do outro, no dia-a-dia, a uma formação adequada e estruturada.
O +CUIDAR subdivide-se em Gabinetes de Apoio ao Cuidador (GAC), em Grupos de Ajuda Mútua (GAM) e em Apoio aos beneficiários de cuidados.
Os Gabinetes de Apoio ao Cuidador (GAC), materializados nos territórios de Foz do Sousa, Gondomar (São Cosme) e Rio Tinto - geridos pelas Ligas de Amigos existentes -, estão em estreita articulação com o Banco Local de Voluntariado de Gondomar para, assim, informar, orientar, receber e encaminhar inscrições da população e de entidades parceiras que necessitem de apoio neste âmbito. São, também, os GAC os responsáveis pela operacionalização do Programa Psico-Educativo para Cuidadores Informais, a qual ocorre com a orientação do Coordenador Local que, por sua vez, agiliza as parcerias necessárias para a implementação dos referidos programas.
O Programa Psico-Educativo visa capacitar os Cuidadores Informais para um cuidar melhor mas essencialmente garantindo a constituição de uma rede de partilha, suporte e apoio em prol daqueles que tudo dão. Podem frequentar o Programa Psico-Educativo do +Cuidar:
- Cuidadores que assumam o papel de cuidador primário ou secundário de pessoas com demência:
- doença de Alzheimer (ainda que sem diagnóstico formalizado);
- demência degenerativa que não Alzheimer;
- demência vascular;
- outras demências.
- Cuidadores que assumam o papel de cuidador primário ou secundário de pessoas com problemas não especificados:
- dependência decorrente de uma deficiência, do processo de envelhecimento, de um (AVC), entre outros.
Os Programas Psico-Educativos para Cuidadores Informais serão constituídos nas diversas freguesias do Município de Gondomar, desde que exista uma procura mínima de oito cuidadores em determinado território (o mesmo se aplica aos Grupos de Ajuda Mútua).
Os GAM pretendem garantir o apoio aos cuidadores informais na pós-frequência do Programa Psico-Educativo, sendo dinamizados por um Técnico de Referência do programa.
Paralelamente, o Apoio aos Beneficiários de Cuidados materializa-se também na agilização de parcerias e mecanismos que permitam promover apoio às pessoas alvo de cuidados, durante o tempo em que os cuidadores se encontrem a frequentar o Programa Psico-Educativo para Cuidadores Informais e/ou os Grupos de Ajuda Mútua.