O Multiusos de Gondomar, inaugurado a 28 de junho de 2007, foi projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira, sendo uma obra de referência na Arquitetura nacional.
O Multiusos é constituído por três setores: o edifício elíptico – ou nave central; o corpo de serviços de apoio constituído por um grupo compacto e simétrico de vestiários/sanitários e um grupo de salas de dimensão variável, entre as quais se destaca a Sala D’Ouro, e as áreas técnicas/de armazenamento.
O edifício carateriza-se, assim, pela sua versatilidade, uma vez que pode albergar diversas atividades, tais como: a realização de provas desportivas, com capacidade para 3 mil espetadores (nas 3 bancadas com bancada retrátil), eventos culturais e/ou musicais com uma capacidade máxima de 8.400 espetadores em pé e 4.800 sentados.
O Multiusos dispõe de uma nave central - com mais de 6 mil m2 - vocacionada para acolher grandes espetáculos desportivos, concertos/eventos culturais, congressos, convenções e feiras. Existe, ainda, uma sala polivalente, com 600 m2 - a Sala D’Ouro - a qual acolhe conferências e eventos diversos de pequena ou média dimensão. Neste edifício encontrará também diversas salas de diferentes dimensões que funcionam como salas de formação ou de reunião, servindo de complemento à Sala D’Ouro, no caso de congressos e eventos corporativos. Além disso, o Multiusos de Gondomar dispõe de um espaço público protegido por uma “pala” de betão, com cerca de 520 m2, assim como de dois parques de estacionamento, com capacidade para cerca de 2 mil viaturas no total.
Esta infraestrutura está localizada no centro de Gondomar, pelo que se encontra servido por rápidas vias de acesso (através da saída da A43, fica apenas a três minutos da cidade do Porto).
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta: 9h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30
Telefone: 224 664 620
E-mail: multiusos@cm-gondomar.pt
Morada: Avenida Multiusos | 4420-015 Gondomar
Coordenadas de GPS: 41°08'07.4"N 8°32'19.4"W