Câmara Municipal de Gondomar implementa serviço de teleassistência para idosos
publicado a 18 de Outubro de 2024

A Câmara Municipal de Gondomar vai implementar uma resposta social gratuita de teleassistência à população sénior do concelho para combater o isolamento e a solidão e promover o bem-estar destes cidadãos. Trata-se do projeto Aproxima – Rede de Proteção e Apoio à População Sénior de Gondomar, um serviço de acompanhamento monitorizado dos aderentes, de forma contínua, através de um equipamento de teleassistência cómodo e prático, com botão de alarme SOS.

Com a implementação deste serviço gratuito de teleassistência, que é prestado por profissionais 24 horas por dia, sete dias por semana, e que tem capacidade de resposta dentro e fora de casa, pretende-se aumentar o sentimento de segurança, garantir a assistência e despacho de meios de socorro em situação de emergência e promover o envelhecimento ativo, prolongando a estadia dos idosos nos seus domicílios e evitando a institucionalização involuntária.

A par do serviço de teleassistência, o projeto Aproxima disponibiliza ainda uma linha de apoio emocional – o serviço “Voz Amiga” –, garantida por uma equipa de colaboradores com formação específica na área da saúde mental, bem como o acompanhamento, por parte de voluntários, em atividades lúdicas complementares identificadas pelos aderentes como relevantes no combate à solidão. Através deste serviço podem também ser assegurados contactos diários ou semanais para minimizar a solidão e insegurança ou para a ativação de algum tipo de serviço de alerta para atividades essenciais do quotidiano.

O projeto Aproxima destina-se à população sénior residente no concelho de Gondomar, em comprovada situação de carência socioeconómica e em risco de isolamento. A adesão ao serviço é gratuita, sendo que as candidaturas devem ser realizadas junto dos serviços de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Gondomar, no Balcão Único, ou através do e-mail aproxima@cm-gondomar.pt.

A entrega do primeiro equipamento de teleassistência realizou-se ontem, dia 17, marcando, assim, o primeiro passo do compromisso da Câmara Municipal de Gondomar em proteger e apoiar os seus munícipes mais vulneráveis, garantindo-lhes segurança, conforto e um acompanhamento contínuo. Estima-se que este novo projeto municipal possa chegar a cerca de trezentos gondomarenses.

Com um investimento total de 318 mil euros, o projeto Aproxima – Rede de Proteção e Apoio à População Sénior de Gondomar resulta de uma operação individual da Câmara Municipal de Gondomar inscrita no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Operação Integrada AMP Centro-Oriental, no âmbito do Aviso N.º 02/C03-i06.03/2022 – 2.ª Fase do Investimento RE-C03-i06.03 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo e financiado pela União Europeia, através dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, enquadrado no programa NextGenerationEU.