A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Gondomar reuniu-se, esta quinta-feira, dia 20, para preparar a chegada do verão, uma época propícia a incêndios rurais.
A sessão, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, contou com a presença das diversas entidades com assento na Comissão Municipal de Proteção Civil.
Na reunião foi aprovado o plano prévio de intervenção do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, um instrumento que visa otimizar a resposta e a integração dos diversos agentes de proteção civil em caso de incêndio rural no município de Gondomar, cujo território é marcado por 60% de área florestal.
Foram ainda apresentadas as previsões climatológicas para o verão deste ano, sendo expectável um verão muito semelhante ao do ano passado, com possibilidade de termos um outono quente e seco.
Coincidindo com as festividades de S. João, marcadas pelos lançamentos de balões com mecha acesa, vulgarmente designados por balões de São João, e de modo a prevenir e diminuir a probabilidade de estes gerarem incêndios, foi também aprovado o plano prévio de intervenção da Operação Balão de S. João.
A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais é composta pela Brigada de Proteção Ambiental da PSP, Núcleo de Proteção Ambiental e Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, PORTUCALEA – Associação Florestal do Grande Porto, corpos de bombeiros e as juntas de freguesia do concelho.