Entrega de viaturas elétricas às unidades de saúde primárias de Gondomar
publicado a 11 de Julho de 2024

O Município de Gondomar recebeu 15 viaturas elétricas adquiridas pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), numa cerimónia que decorreu esta quinta-feira, dia 11, na Casa Branca de Gramido, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santo António, E.P.E, Paulo Barbosa, do Diretor da Unidade de Gestão de Cuidados de Saúde Primários da ULS de Santo António, E.P.E, Rui Medon, e dos representantes das unidades de saúde primárias do concelho.

As viaturas são destinadas às unidades de saúde familiar, de cuidados na comunidade e cuidados paliativos do concelho, cabendo uma viatura a cada um destes serviços de saúde. Gondomar vai receber 15 das viaturas elétricas adquiridas pela ARS Norte, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (Investimento Re-C1-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”), sendo o Município da região que mais viaturas vai acolher, o que vai permitir que os profissionais de saúde de Gondomar possam prestar cuidados médicos e de enfermagem de forma mais eficiente e sustentável, melhorando a resposta às necessidades da população do concelho.

Estudos recentes têm revelado deficiências na prestação de cuidados no domicílio, evidenciando dificuldades logísticas, principalmente no transporte. Em 2020, 85% das viaturas dos Cuidados de Saúde Primários na região Norte tinham mais de 15 anos e eram todas movidas a combustíveis fósseis. A manutenção anual destas viaturas custava cerca de 1 milhão de euros e a utilização de táxis para atividades assistenciais domiciliárias representava um encargo adicional superior a 1,5 milhões de euros. A introdução das viaturas elétricas vai permitir não só reduzir estes custos, mas também posicionar os cuidados de saúde primários na vanguarda da sustentabilidade ambiental do Serviço Nacional de Saúde.