Entrega dos Prémios Júlio Resende 2024 acontece este sábado
publicado a 22 de Outubro de 2024

A Câmara Municipal de Gondomar e o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende entregam este sábado, dia 26, às 18h00, no Auditório Municipal de Gondomar, os prémios da 6.ª edição do Prémio Júlio Resende. A edição deste ano recebeu um total de 145 candidaturas, cujas obras estarão expostas numa exposição coletiva a inaugurar nesse mesmo dia.

Com uma periodicidade bienal, o Prémio Júlio Resende, que este ano cumpre a sua 6.ª edição, divide-se em duas categorias: prémio criatividade e prémio desenho. Serão, assim, atribuídos dois prémios – prémio criatividade e prémio desenho –, sendo o primeiro no valor de 6 mil euros, a atribuir à obra mais criativa, original e inovadora de arte contemporânea, e o segundo, no valor de 3 mil euros, para a obra mais relevante na disciplina de desenho.

Este prémio tem como principal objetivo promover a criação contemporânea e homenagear a obra e influência de Júlio Resende no panorama artístico nacional e internacional, contribuindo para a nova criação e promoção dos valores da arte contemporânea.

As candidaturas foram analisadas por um Júri, do qual fazem parte o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, o Administrador do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, Paulo Luís Almeida, o pintor Manuel Casal Aguiar, o professor e pintor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mário Bismarck, o Presidente da Argo – Associação Artística de Gondomar, Albertino Valadares, e a Vice-Presidente da Associação Gens’Arte – Desenho, Pintura e Artesanato, Lina Santos.

O Prémio Júlio Resende reafirma-se como uma plataforma de valorização e incentivo à criatividade nas artes visuais, contando com a participação de artistas de nacionalidade portuguesa e estrangeira residentes em Portugal, e continua a homenagear a memória e obra do mestre Júlio Resende (1917-2011), cujo legado artístico perdura como referência incontornável no panorama da arte moderna e contemporânea.

A exposição coletiva estará patente ao público até 31 de dezembro.