Ficaram a conhecer-se, esta segunda-feira, os vencedores da 31.ª edição do Festival da Lampreia, certame gastronómico que decorreu ao longo do mês de março e que envolveu 15 restaurantes aderentes. A entrega dos prémios decorreu no Pestana Douro Riverside, com olhos postos no rio Douro.
O humorista Fernando Rocha, que apadrinhou o Festival, vincou a afinidade que tem a Gondomar, terra que o viu nascer e para a qual "estará sempre disponível".
Já Hélio Loureiro, prestigiado chef português e presidente do júri, enalteceu os momentos únicos e inigualáveis proporcionados pela gastronomia, afirmando que a degustação de fica na memória e cada experiência gastronómica é única.
Luís Pedro Martins, do lado do Turismo do Porto e Norte, começou por enaltecer os "excelentes indicadores de crescimento turístico para este ano", focando depois a sua intervenção na gastronomia e na necessidade de virar atenções para a formação gastronómica, de forma a que "os nossos chefs não tenham de ir lá para fora para praticar a melhor cozinha do mundo.
O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar começou por abordar a lampreia como marca identitária do património gastronómico do concelho. Marco Martins afirmou que "a aposta tem de continuar a ser na valorização turística, e nesse campo já percorremos um grande caminho, mas ainda há muito por fazer e por concretizar".
Conciliando-se o tradicional e o inovador, foram muitas as iguarias de lampreia degustadas pelo júri nos dois fins de semana em que decorreu o concurso gastronómico.
Fique aqui com a lista dos vencedores do concurso gastronómico do 31.º Festival da Lampreia:
Certificados de Ouro: Cantinho das Manas, Casa Lindo, O Cardeal, Ponte do Freixo, Campidouro, Figurino do Douro e Madureira's Vera Cruz (na modalidade confeção inovadora).
Certificados de Prata: Clube dos Caçadores, Dom Vicente, Beef Douro, Bom Retiro, Choupal dos Melros (na modalidade confeção inovadora) e Rei da Tasca (na modalidade confeção inovadora)
Certificado de Bronze: O Fórum
Certificado de participação: O Chefe Barbosa