GNR de Fânzeres com novo Posto Territorial
publicado a 27 de Outubro de 2023

Foi hoje inaugurado o novo Posto Territorial da GNR de Fânzeres, numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, e de representantes nacionais da Guarda Nacional Republicana.

O novo posto, situado nas instalações da antiga Escola Básica da Bela Vista – que se encontrava desativada – representou um investimento municipal superior a 1 milhão de euros. De forma a cobrir os custos da empreitada, a administração central fará o pagamento de uma renda mensal de 7 mil euros ao Município pelo período de 13 anos.

O Presidente da Câmara Municipal destacou a importância do momento, num posto que “proporciona condições mais dignas às forças de segurança, além de assegurar uma atuação de proximidade. A centralidade do posto no âmbito da zona de atuação territorial é, para Marco Martins, outro dos aspetos fundamentais da nova estrutura, que “serve perto de 25% da população do concelho”.

A Secretária de Estado da Administração Interna referiu a importância do momento, num processo iniciado há alguns anos e que permitiu avançar com as novas instalações para a GNR de Fânzeres. Isabel Oneto mencionou ainda “a importância do investimento que tem sido feito, num trabalho conjunto com a administração local, para a melhoria das condições de trabalho das forças de segurança.

Cumpre-se, assim, um dos principais objetivos de reforçar as condições de operação das forças de segurança das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. O posto anterior, situado no Largo do Paço, já tinha sido alvo de obras de requalificação em 2020, mas não possuía as condições ideais para o cumprimento das funções por parte dos militares da GNR.