Câmara Municipal de Gondomar

Gondomar acolhe ação de capacitação para embaixadores do projeto “Gigantes Verdes”
publicado a 9 de Janeiro de 2025

A Quinta do Passal acolhe, no dia 31 de janeiro, entre as 10h00 e as 17h00, uma ação de capacitação destinada a 20 voluntários interessados em contribuir para o mapeamento de árvores de grande porte no concelho de Gondomar. Esta formação contará com a orientação do biólogo e coordenador da VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza, João Gonçalo Soutinho, entidade responsável pela gestão projeto “Gigantes Verdes”.

O Município de Gondomar foi um dos 10 concelhos selecionados para integrar o projeto ambiental “Gigantes Verdes”, uma iniciativa que visa mapear e proteger árvores de grande porte, essenciais para a biodiversidade e para a mitigação das alterações climáticas. O projeto tem como objetivo o mapeamento, até novembro, de 750 árvores de grande porte em Gondomar, promovendo a sua conservação e a valorização dos serviços de ecossistema que prestam, como o sequestro de carbono e a promoção da biodiversidade.

As Gigantes Verdes, árvores com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco a 1,3 metros do solo ou, de forma mais simples, que uma pessoa adulta não consegue abraçar, desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade ao servirem de habitat para inúmeras espécies e contribuindo significativamente para o sequestro de carbono.

Em Gondomar, o projeto prevê a capacitação de “Embaixadores de Gigantes Verdes”, incluindo jovens, técnicos municipais e naturalistas, que serão responsáveis pelo mapeamento e caracterização destas árvores. Estão programadas formações técnicas, caminhadas abertas ao público e a utilização de um mapa colaborativo onde os cidadãos poderão registar as árvores identificadas.

Os gondomarenses interessados em inscrever-se na ação de capacitação e em tornarem-se “Embaixadores de Gigantes Verdes” podem fazê-lo aqui.

A integração de Gondomar no projeto “Gigantes Verdes” reforça o compromisso do Município com a conservação ambiental e a valorização do património natural, promovendo a participação ativa da comunidade na proteção das suas árvores de grande porte.