Gondomar acolhe reunião de trabalho do Ministério da Educação, Ciência e Inovação
publicado a 22 de Outubro de 2024

O Multiusos de Gondomar acolheu, esta terça-feira, dia 22, uma reunião de trabalho organizada pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa, I.P. e pela DGE – Direção-Geral da Educação, em parceria com o Município de Gondomar, na qual estiveram presentes cerca de 700 participantes, entre diretores de Agrupamentos de Escolas e professores da região Norte do país, representantes do ensino público e privado e coordenadores do secretariado de exames.

O encontro, subordinado ao tema “Novo modelo de avaliação externa das aprendizagens”, contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do Diretor-Geral da Direção Geral da Educação, David Sousa, do Presidente do IAVE, Luís Santos, e do Delegado Regional de Educação da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Luís Carlos Lobo. Em representação do Município de Gondomar esteve o Vice-Presidente da Câmara e responsável pelo pelouro da Educação, Luís Filipe Araújo.

O novo modelo de avaliação externa dos alunos foi apresentado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação em julho, com o objetivo de melhorar a monitorização da qualidade das aprendizagens e, por conseguinte, contribuir para a definição de políticas públicas e estratégias escolares de melhoria das mesmas.

A vigorar desde o início deste ano letivo, este modelo valoriza a comparabilidade dos resultados no ensino básico entre anos letivos e entre anos de escolaridade, seguindo a tendência internacional de monitorização da aprendizagem, algo inovador em Portugal, reforçando simultaneamente o recurso ao digital nos processos de avaliação e classificação, com garantias de equidade.