Gondomar inaugura Balcão de Habitação e Energia da DECO
publicado a 12 de Setembro de 2024

Os gondomarenses vão passar a dispor de um Balcão de Habitação e Energia da DECO. Este serviço, que oferece apoio gratuito aos consumidores nas áreas da habitação e energia, foi ontem, dia 11, inaugurado, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do Presidente da DECO Norte, Miguel Dias.

Face aos grandes desafios da transição energética e cientes da crise habitacional no contexto atual, a Câmara Municipal de Gondomar, em parceria com a DECO, vem alargar o âmbito de intervenção e parceria, que data de 1992, através da dinamização do Balcão de Habitação e Energia DECO em Gondomar.

Este é um serviço que combina o apoio na área da energia, com aconselhamento relacionado com habitação, e tem como objetivo ajudar os consumidores a otimizar os seus custos energéticos e a melhorar as condições de conforto e eficiência energética das suas habitações, garantindo o acesso a:

• Apoio no processo de candidatura a programas de apoio locais e nacionais nas áreas da Habitação, Energia e Eficiência Energética;
  • Informação sobre os seus direitos e deveres enquanto proprietários, arrendatários ou potenciais interessados na aquisição de habitação privada;
  • Informação sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores de Energia;
  • Aconselhamento personalizado para melhorar a eficiência energética das suas habitações;
  • Acompanhamento periódico para monitorizar as suas reais necessidades, procurando soluções ajustadas a cada munícipe.

Os consumidores residentes em Gondomar terão acesso ao apoio de um técnico especializado da DECO, que fará atendimento presencial. O serviço funciona todas as sextas-feiras, no Balcão Único do Município, na Praça do Cidadão, mediante agendamento através do email gac@cm-gondomar.pt ou do telefone 224 660 536. Na segunda sexta-feira de cada mês o atendimento vai decorrer ao longo de todo o dia.